top of page
10274_f_s8_banner-web_970x250_portais-pat.png
  • INDSAT

Coleta permanece como melhor serviço de Vinhedo

Alcançando 793 pontos da INDSAT, setor supera média das Pequenas Cidades


JUNHO DE 2022 – CIDADE DE PEQUENO PORTE

Soma de ótimo e bom do setor alcança 88%, registrando aumento em relação à pesquisa anterior. / Foto: Divulgação/PMV

Levantamento realizado pela INDSAT no mês de junho em Vinhedo (Cidade de Pequeno Porte – CPP) mostrou que a Coleta de Lixo permaneceu como melhor serviço da CPP, assim como observado nas pesquisas de março do mesmo ano. Registrando 793 pontos e Alto Grau de Satisfação, a Coleta alcançou a melhor nota entre os 16 serviços públicos avaliados na cidade, superando a média das Pequenas Cidades, de 773 pontos, e alcançando patamares mais altos que os observados em março deste ano, quando atingiu 783 pontos.

Na análise da rejeição da Coleta, as taxas de avaliações negativas registram aumento de 1 ponto percentual entre os meses de março e junho, saltando de 1,8% para atuais 2,8%, distribuídos entre 1,5% de ruim e 1,3% de péssimo. As pesquisas da INDSAT, desenvolvidas com a participação de 400 moradores maiores de 16 anos, consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

Já a aprovação do setor na cidade revelou aumento no período de análise em 2022, aumentando de 85,9% em março para 88% em junho, soma de 12,8% de ótimo e 75,2% de bom. Mesmo com os resultados expressivos, os dados obtidos neste ano são inferiores aos observados no ano anterior, quando a aprovação registrou taxas de 91,1% em dezembro, 91,7% em setembro, 89,7% em junho e 92,7% em abril.

Na seguinte divisão dos bairros proposta pela INDSAT, é possível analisar com mais detalhes o desempenho da Coleta em Vinhedo:

De acordo com a análise dos bairros, a maior aprovação registrada pelas pesquisas foi observada no setor 5 (Vila Lorenção, Vila Fátima, Vila Junqueira e arredores), com 92,5%. Na rejeição, as taxas mais altas foram registradas no setor 3 (Jardim Itália, Jardim Primavera, Pinheirinho e vizinhanças), com 9,3%.

Entre os principais serviços atrelados à Coleta divulgados pela prefeitura está o programa Vinhedo de Cara Limpa, com atividades que reúnem desde a limpeza da cidade e a respectiva coleta dos resíduos até a manutenção dos serviços de iluminação, tapa-buracos e pintura de vias públicas, por exemplo.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que Vinhedo alcance 78.440 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CPP).


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page