top of page
  • INDSAT

Coleta está entre os 3 melhores serviços de Francisco Morato

Estudo da INDSAT concede Alto Grau de Satisfação ao setor, com 662 pontos


JUNHO DE 2022 – CIDADE DE MÉDIO PORTE

Como parte das pesquisas desenvolvidas em Francisco Morato (Cidade de Médio Porte – CMP) pela INDSAT, a Coleta de Lixo foi avaliada com a participação de 400 moradores maiores de 16 anos, analisando a satisfação da população em relação ao serviço e seu desempenho frente às demais cidades do agrupamento. Entre os 16 serviços públicos de Francisco Morato, a Coleta se classificou em 3º lugar no ranking doméstico da INDSAT, alcançando 662 pontos e Alto Grau de Satisfação; o setor é um dos três segmentos da CMP a atingir o Alto Grau, além do Abastecimento e da Qualidade de Água. Mesmo com o desempenho superior, a Coleta ficou abaixo da média das CMPs, de 792 pontos.

O cenário da aprovação foi mais favorável nas avaliações do serviço, fechando as pesquisas com 58,5% de resultados positivos (3,8% de ótimo e 54,8% de bom). Na rejeição, a Coleta recebeu 20,1% de reprovação, soma de 8,8% de ruim e 11,3% de péssimo.

Como mais um critério de análise, a INDSAT propõe a divisão da cidade em bairros, avaliando o desempenho do serviço em diferentes locais da CMP. Nesta proposta, Francisco Morato seria dividia da seguinte maneira:

Assim, a maior aprovação da Coleta foi observada no setor 3 (Planalto Belém, Jardim Magalhães, Vila Heloísa e arredores), com 71,2%, seguida do setor 6 (Rogério Levonin, Vila Rossi, Jardim Elisa e proximidades), com 67,4%. Na rejeição, os resultados foram mais expressivos no setor 8 (Recanto Soraia e adjacências), com 33,4%, seguida do setor 7 (São João, Parque Santana e vizinhanças), com 28,5%.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que Francisco Morato alcance 178.312 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).



تعليقات


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page