top of page
10274_f_s8_banner-web_970x250_portais-pat (2).png
  • INDSAT

Coleta está acima da média em Hortolândia

Pontuação na INDSAT classifica serviço como 2º melhor na CMP


JUNHO DE 2022 – CIDADE DE MÉDIO PORTE

Índice de aprovação entre os moradores atinge 80,5%. / Foto: Divulgação/PMH.

Avaliada como 2º melhor serviço de Hortolândia (Cidade de Médio Porte – CMP), a Coleta de Lixo recebeu 755 pontos na INDSAT, mantendo o Alto Grau de Satisfação entre os moradores participantes das pesquisas e se posicionando acima da média das CMPs, de 721 pontos. O levantamento, que avalia os 16 serviços públicos da cidade, classifica a Coleta entre os melhores setores de Hortolândia, logo abaixo do Abastecimento, avaliado com o melhor desempenho entre os demais segmentos https://www.indsat.com.br/single-post/hortol%C3%A2ndia-tem-abastecimento-como-melhor-servi%C3%A7o-da-cidade.

Em constante oscilação, a aprovação da Coleta registrou ligeira alta entre os meses de março e junho, subindo de 79,9% para 80,5% (5,5% de ótimo e 74,9% de bom). Nos meses de 2021, as avaliações positivas do serviço registraram mudanças como 83,4% em março, 84,8% em junho, 79,3% em setembro e 82,6% em dezembro, mantendo patamares elevados ao logo do período.

O mesmo cenário foi observado na rejeição, que oscilou entre 4,5% em março de 2021 até 3,8% em dezembro do mesmo ano, atingindo em junho de 2022 a maior taxa registrada no período. Com atuais 6% de avaliações negativas, o resultado é formado por 3,5% de ruim e 2,5% de péssimo. As pesquisas da INDSAT são desenvolvidas com a participação de 400 moradores maiores de 16 anos, considerando margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

De acordo com as informações divulgadas pela prefeitura municipal, a administração pública retomou as atividades do programa “Agenda Verde”, com planejamento de conscientização da população a respeito do descarte correto de resíduos nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) e demais orientações sobre a limpeza e consciência ambiental. O projeto visa intensificar as ações de educação e fiscalização na cidade, incluindo o canal de denúncias de descarte irregular de materiais para uso dos moradores.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que Hortolândia alcance 236.874 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).

Comments


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page