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INDSAT

Coleta de Santo André inicia 2023 com avaliações superiores ao ano anterior

Aprovação em alta e melhor avaliação na cidade são os destaques do serviço público da CGP


JANEIRO DE 2023 – CIDADE DE GRANDE PORT

Campanhas de conscientização de descarte regular foram promovidas na cidade no final do ano anterior. / Foto: Redes Sociais/PMSA.

Os indicadores a respeito da Coleta de Lixo de Santo André mostram que o serviço público começou 2023 com avaliações elevadas no levantamento de janeiro da INDSAT. Conquistando a maior aprovação no período entre novembro de 2020 e o começo deste ano, a Coleta recebeu 86,4% de resultados positivos, distribuídos entre 11,3% de ótimo e 75,1% de bom.

Ao longo do ano anterior, a aprovação registrou algumas oscilações nas pesquisas da INDSAT, saltando de 74,5% em janeiro para 77,1% em abril, caindo em seguida para 73,2% em julho. Já em outubro, os números tornaram a subir para 81,9%, até atingir o resultado mais elevado observado no começo de 2023.

A rejeição mais recente também representou o melhor cenário em relação às avaliações negativas da Coleta, indicando a menor taxa sobre o serviço na Cidade de Grande Porte (CGP) no último ano. Com 3,5% de reprovação no início de 2023, o serviço recebeu 1,9 de ruim e 1,7% de péssimo, menos que o observado em outubro (5,7%) e julho (9,9%) do ano anterior. No caso da rejeição, as avaliações negativas de janeiro deste ano são inferiores ao mesmo período de 2022. Participaram das pesquisas da INDSAT 600 moradores maiores de 16 anos. Os dados apresentados consideram margem de erro de 4% sob intervalo de confiança de 95%.

Além dos destaques positivos nas avaliações de aprovação e rejeição da Coleta, o serviço foi o melhor avaliado na CGP, ocupando o 1º lugar entre os 16 setores públicos analisados pelo estudo da INDSAT. A nota de 785 pontos concedeu Alto Grau de Satisfação à Coleta, superando a média das CGPs, de 784 pontos, e registrando a maior pontuação do serviço no período entre novembro de 2020 a janeiro deste ano. Tanto em relação ao mesmo período do ano anterior (janeiro de 2022, com 759 pontos) quanto no comparativo com o levantamento anterior (outubro de 2022, com 757 pontos), o desempenho da Coleta de Santo André superou os patamares registrados na INDSAT.

Na divisão de Santo André por bairros, definidos pela INDSAT como setores para analisar o desempenho dos serviços públicos, a Coleta alcançou 92,9% de aprovação no setor 3 (Vila Apiai, Jardim Stella, Vila Cerâmica e arredores), maior resultado na cidade. No caso da rejeição, os números registraram taxas reduzidas em toda a CGP, com maior patamar no setor 1 (Jardim das Maravilhas, Utinga, Vila Cláudio e proximidades), com 7%.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT estão divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes