top of page
10363_b_s12_dengue_970x250px.png
  • INDSAT

Coleta de Lixo se destaca em Santo André com a melhor avaliação da cidade

775 pontos e Alto Grau de Satisfação, serviço conquista 1º lugar na lista de avaliados na Grande Cidade


ABRIL DE 2023 - CIDADE DE GRANDE PORTE

Serviço de Coleta recebe 86,9% de ótimo e bom em Santo André. / Foto: Redes Sociais/PMSA.

Santo André teve a Coleta de Lixo como o melhor serviço avaliado pela INDSAT em abril deste ano. Destaque entre os 16 setores públicos analisados pelas pesquisas, a Coleta recebeu 775 pontos e Alto Grau de Satisfação, próximo à média das Grandes Cidades, de 783 pontos.

A pontuação atual supera os resultados observados no mesmo período dos anos anteriores, considerando abril de 2021 e abril de 2022, quando a Coleta registrou 751 e 749 pontos, respectivamente.

O avanço também foi observado na aprovação, que obteve o maior resultado dos últimos dois anos. Com 86,9% de avaliações positivas (8,6% de ótimo e 78,3% de bom), o patamar de 2023 é mais elevado que o obtido em 2022 (77,1%) e 2021 (76,4%). O número reflete a percepção dos 600 moradores participantes do estudo, considerando margem de erro de 4% sob intervalo de confiança de 95%.

5% dos entrevistados expressaram opiniões negativas sobre a Coleta, somando 2,2% de ruim e 2,9% de péssimo. A taxa é mais alta que a observada no levantamento anterior, em janeiro (3,5%), e mais baixa que os números obtidos em abril de 2022 (6,4%). Na lista de problemas apontados pelos moradores de Santo André, a Coleta de Lixo não recebeu indicação.

Entre os bairros da CGP agrupados por regiões próximas, a maior aprovação da Coleta foi registrada nos arredores da Vila Lea, com 93% de avaliações positivas. A rejeição foi mais indicada nas proximidades da Vila Linda, com 10,8%.

De acordo com informações divulgadas pela prefeitura municipal, a CGP recebeu reconhecimento pela melhor gestão de resíduos sólidos do Estado de São Paulo através do relatório anual do IGR (Índice de Gestão de Resíduos Sólidos) divulgado pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do estado. Com nota de 9,38, o município recebeu a classificação de "gestão eficiente", em função de serviços como as Estações de Coleta, Moeda Verde, Meu Condomínio Recicla, entre outros.


Metodologia

O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT seguem metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2023 é de que Santo André alcance 695.496 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).



Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page