Coleta de Lixo de Indaiatuba retorna ao Grau de Excelência
Serviço ultrapassa pontuação das CMPs e se classifica como melhor avaliado na cidade
JUNHO DE 2023 - CIDADE DE MÉDIO PORTE
1º lugar entre os 16 serviços avaliados na cidade, Grau de Excelência, pontuação acima da média do agrupamento e 96,2% de aprovação nas pesquisas. Os indicadores da Coleta de Lixo de Indaiatuba (Cidade de Médio Porte - CMP) mostram a retomada do serviço ao nível mais alto de satisfação na INDSAT, ultrapassando a média das CMPs e se classificando como o melhor setor público da cidade.
Com 822 pontos, a Coleta superou os 793 pontos registrados em março do mesmo ano, retomando a tendência de pontuação elevada observada a logo de 2021 e 2022. A média do agrupamento, que atingiu a Excelência no final de 1º trimestre de 2023 com 811 pontos, retornou ao Alto Grau, com 781 pontos nas avaliações de junho.
A aprovação do serviço avançou nos últimos meses, saltando de 89,5% em março para atuais 96,2%. Formadas por 16,4% de ótimo e 79,8% de bom, as avaliações positivas recuperam as taxas elevadas observadas no mesmo período do ano anterior, quando a Coleta obteve 94,9% em Indaiatuba. A margem de erro de pesquisa é de 4,8%. O intervalo de confiança é de 95%.
Entre os 400 moradores maiores de 16 anos entrevistados pelo estudo, 1,3% disse rejeitar o serviço. O número está entre os mais baixos observados nas pesquisas na cidade, considerando taxas de 1% de ruim e 0,3% de péssimo. Em junho de 2022, o número chegou a 0,8%, com ligeiro aumento entre setembro (1,8%) e dezembro (1%) do mesmo ano. De modo geral, a rejeição da Coleta se mantém baixa na cidade, com o maior patamar de 2,8% registrado nos meses de março e setembro de 2021 e março de 2023.
No cruzamento dos bairros de Indaiatuba, a maior aprovação da Coleta de Lixo foi registrada nos arredores do Jardim Califórnia, chegando a 100% de ótimo e bom nas pesquisas. A rejeição, sem indicadores negativo em diversos locais, apresentou números mais elevados na região do Jardim Tancredo Neves, com 7,3% de avaliações negativas.
Metodologia
O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT seguem metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:
As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2023 é de que Indaiatuba alcance 250.440 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).
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