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Coleta de Lixo de Hortolândia é avaliada como 2º melhor serviço da cidade

Serviço alcançou 766 pontos e manteve o Alto Grau de Satisfação


SETEMBRO DE 2021 – CIDADE DE MÉDIO PORTE

Aprovação da Coleta de Lixo tem 79,3% de ótimo bom. / Foto: Divulgação/PMH

Concedendo 766 pontos e Alto Grau de Satisfação, os moradores de Hortolândia (Cidade de Médio Porte – CMP) classificaram a Coleta de Lixo como o segundo melhor serviço da cidade nas pesquisas realizadas pela INDSAT em setembro. O levantamento, que teve a colaboração de 400 moradores da CMP maiores de 16 anos, considera margem de erro de 4,8% e intervalo de confiança de 95%. A pontuação do serviço garante a boa avaliação da Coleta em relação aos demais setores, mas não ultrapassa a média das CMPs, de 773 pontos.

Na avaliação geral do serviço, a aprovação atingiu a casa dos 79,3% (9,6% de ótimo e 69,8% de bom), mas recebeu o menor resultado de ótimo e bom no período entre novembro de 2020 a setembro deste ano; em novembro, as avaliações negativas chegaram a 91,5%, caindo para 83,4% em março e subindo para 84,8% em junho. No caso da rejeição, a Coleta registrou diversas oscilações, terminando o ano anterior com 1,3% de ruim e péssimo, saltando para 4,5% em março, caindo para 3,8% em junho e aumentando novamente em setembro, com 4,3% (2,5% de ruim e 1,8% de péssimo).

Segundo informações divulgadas no portal da prefeitura, diversas ações têm sido realizadas com o objetivo de evitar o descarte irregular do lixo. Devido ao aumento das chuvas observado no último mês, o descarte incorreto de resíduos nas vias públicas tem causado acúmulo de lixo e materiais recicláveis na borda da lagoa do Observatório Ambiental Parque Escola (antigo Creape). Ainda de acordo com a prefeitura, o material não se espalhou em função da instalação de uma grade de proteção com o objetivo de impedir que resíduos ultrapassam a barreira e contaminem a lagoa.

Além das medidas atuais, a administração pública realizou no mês de maio o projeto “Drive-thru Sustentável”, criado com o objetivo de coletar material eletrônico e evitar seu descarte irregular. A ação contou ainda com o incentivo de oferecer um quilo de adubo orgânico para todos que participaram do projeto e descartaram os materiais eletrônicos no local indicado.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Hortolândia alcance 233.548 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).

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