7700-PortalIndsat-970x250_Portais---Campanha-do-Agasalho.jpg

Coleta de Lixo de Barueri mantém Alto Grau de Satisfação

Moradores avaliam serviço como 2º melhor da cidade, com 775 pontos


NOVEMBRO DE 2021 - CIDADE DE MÉDIO PORTE

Serviço recebe boas avaliações, com 81,3% de aprovação e 2º lugar no ranking doméstico da INDSAT / Fonte: Redes Sociais/PMB

Classificada entre os melhores setores de Barueri (Cidade de Médio Porte - CMP), a Coleta de Lixo recebeu 775 pontos dos 400 moradores maiores de 16 anos participantes das pesquisas da INDSAT, realizadas em novembro de 2021. O serviço se posicionou em 2º lugar entre os 16 setores públicos da CMP, com Alto Grau de Satisfação, mas ficou abaixo da média do agrupamento, de 781 pontos.

No desempenho da aprovação, a Coleta registrou patamares satisfatórios no levantamento atual, com 81,3% de avaliações positivas distribuídas entre 11,4% de ótimo e 69,9% de bom. Porém, os resultados foram mais baixos que os alcançados nos meses anteriores, quando a Coleta alcançou 83,8% em agosto e 93% em maio.

A rejeição do serviço, que fechou as pesquisas de novembro com 4% de ruim e péssimo, apresentou um comportamento contrário, registrando a maior taxa do período; nos meses de maio e agosto, as avaliações negativas somaram 3% e 2,8%, respectivamente. Os números consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

Segundo informações divulgadas pelo portal da prefeitura, desde o final de dezembro a administração pública instalou um sistema mecanizado de coleta de lixo, realizado através de contêineres, que armazenam os sacos de lixo e evitam o acúmulo dos mesmos em frente às residências. Dessa forma, a equipe da coleta recolhe o lixo de forma mais centralizada, agrupada nos contentores localizados a cada 75 metros em bairros com densidade populacional maior e a cada 100 metros em bairros menos populosos. A previsão da Secretaria de Serviços Municipais é que sejam disponibilizados 4.500 contêineres para a coleta.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Barueri alcance 266.236 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon