6074_b_s2_indsat_970x250 (1).jpg
  • INDSAT

Coleta de Lixo alcança Grau de Excelência em Vinhedo

Serviço alcançou 821 pontos no ranking INDSAT e 92,7% de ótimo e bom


ABRIL de 2021 - CIDADE DE PEQUENO PORTE

Coleta de Lixo alcançou Grau de Excelência em Vinhedo / Foto: Divulgação

Vinhedo (Cidade de Pequeno Porte) conquistou o Grau de Excelência na Coleta de Lixo no último levantamento realizado pela INDSAT na terceira semana de abril. Com 821 pontos, a CPP se sobressaiu às demais cidades do agrupamento, que registraram média de 807 pontos. Com base na opinião de 400 moradores maiores de 16 anos, a pesquisa considera margem de erro de 4,8% e intervalo de confiança de 95%

Coleta de Lixo de Vinhedo tem nota acima da média das CPPs

A pesquisa revelou que em comparação a novembro de 2020 houve significativa melhora no serviço de Coleta de Lixo, alterando, inclusive, sua classificação no ranking . No ano anterior, a aprovação era de 88,7% e a rejeição era de 2%, com 785 pontos e Alto Grau de Satisfação. Em abril deste ano, a aprovação atingiu 92,7% (73,6% de bom e 19,1% de ótimo) e a rejeição caiu para 1,3% (1% de ruim e 0,3% de péssimo), iniciando 2021 com Grau de Excelência, a mais elevada classificação do ranking INDSAT.

Os bons resultados classificam o serviço em primeiro lugar do ranking doméstico INDSAT, avaliando os 16 setores da CPP. A Coleta é atualmente o único setor a atingir o Grau de Excelência, mas os demais setores se aproximam do nível mais alto de satisfação, como o Abastecimento de Água, por exemplo, que alcançou 790 pontos.

Em abril deste ano, a Prefeitura de Vinhedo lançou o programa "Vinhedo de Cara Limpa", com o objetivo de oferecer melhor qualidade de vida aos moradores. O projeto envolve quatro secretarias, a Sanebavi e a empresa de limpeza Litucera. No estudo da INDSAT, o programa atinge dois serviços: Coleta de Lixo e Limpeza Pública. Os primeiros resultados do programa já poderão ser observados nos próximos estudos.



INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

Desde o primeiro trimestre deste ano, as cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Vinhedo alcance 78.440 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CPP).


Recentes