• INDSAT

Coleta de Lixo é o melhor serviço público prestado em Piracicaba

Setor está a apenas 13 pontos de conquistar o Grau de Excelência em satisfação no ranking INDSAT


MAIO DE 2021 - CIDADES DE GRANDE PORTE

Coleta de Lixo desponta como o melhor serviço público prestado em Piracicaba / Foto: Divulgação Sedema

Com larga vantagem sobre os demais serviços públicos, a Coleta de Lixo registrou 787 pontos em Piracicaba e se aproximou do Grau de Excelência em Satisfação. O resultado é parte integrante de pesquisa realizada pela INDSAT nesta primeira semana de maio com 400 moradores da cidade maiores de 16 anos.

Atualmente com Alto Grau de Satisfação, a Coleta de Lixo lidera o ranking doméstico, que é composto por 16 serviços públicos, com 86% de ótimo e bom, 10,4% de regular e apenas 3,5% de ruim e péssimo. O segundo melhor serviço avaliado na cidade foi a Iluminação Pública, com 730 pontos e o terceiro foi a Qualidade da Água, com 729 pontos.

Com este resultado, a Coleta de Lixo de Piracicaba se posiciona acima da média das Cidades de Grande Porte (CGP), que neste início de maio está em 782 pontos. Entre novembro de 2020 e maio deste ano, o serviço também apresentou forte evolução em seus índices de aprovação, saltando de 71% em novembro para os atuais 86%. A rejeição caiu de 12,9% para 3,5%.

Ao todo, são avaliados 16 serviços públicos no município, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

· INDSAT abaixo de 350 pontos = Baixíssimo Grau de Satisfação.

· INDSAT entre 350 e 499 pontos = Baixo Grau de Satisfação.

· INDSAT entre 500 e 649 pontos = Grau Médio de Satisfação.

· INDSAT entre 650 e 799 pontos = Alto Grau de Satisfação.

· INDSAT a partir de 800 pontos = Grau de Excelência.

Desde o primeiro trimestre deste ano, as cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos:


- Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes

- Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes

- Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.


A cidade de Piracicaba foi incluída pela INDSAT entre as Cidades de Grande Porte (CGP) considerando a projeção do IBGE para 2020, que é de 407.252 habitantes. Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Piracicaba possa sofrer uma retração de sua população e fechar o ano com população inferior a 400 mil habitantes. "Mas para que ela não fique flutuando entre um agrupamento e outro, nós optamos em já posicioná-la dentro das Cidades de Grande Porte, que é onde ela deve se permanecer pelos próximos anos", explica Paulo Ricardo Gomes, diretor de Planejamento da INDSAT.





Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon
6074_b_s2_indsat_970x250 (1).jpg