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Coleta de Limeira registra pontuação mais alta na INDSAT

Melhor avaliado na cidade, serviço mantém Grau de Excelência e supera média das CMPs


SETEMBRO DE 2022 – CIDADE DE MÉDIO PORTE

88,6% aprovam o serviço, com taxas formadas por 22,2% de “ótimo” e 66,4% de “bom”. / Foto: Divulgação/PML.

Com o maior patamar dos últimos dois anos, a Coleta de Lixo de Limeira (Cidade de Médio Porte – CMP) recebeu 814 pontos no levantamento de novembro da INDSAT e se classificou como o melhor serviço da cidade, mantendo o Grau de Excelência nas pesquisas com os moradores. O estudo, desenvolvido com o objetivo de avaliar os 16 serviços públicos oferecidos na CMP, considera a opinião de 400 limeirenses maiores de 16 anos, indicando a satisfação de desempenho de cada segmento. Entre a pesquisa realizada em junho deste ano e os dados obtidos em setembro, a nota da Coleta saltou 14 pontos, atingindo a maior pontuação no período entre novembro de 2020 e setembro de 2022. Os resultados de Limeira se mantêm acima da média das demais CMPs, de 767 pontos, seguindo a tendência de desempenho superior observada em todo o período analisado. Além da taxa superior observada no levantamento atual, a Coleta registrou a maior pontuação em dezembro de 2021, quando o serviço recebeu 808 pontos na INDSAT.

Os indicadores mais recentes da aprovação marcaram números estáveis em relação às demais pesquisas desenvolvidas na CMP, com alterações pouco significativas no período. Entre junho e setembro deste ano, por exemplo, a Coleta registrou ligeira queda na INDSAT, de 90,4% para 88,6%. A taxa atual, formada por 22,2% de “ótimo” e 66,4% de “bom”, é próxima dos resultados observados em março deste ano (86,9%) e dezembro do ano anterior (88,7%), mantendo comportamento similar em relação às avaliações do serviço.

O comportamento é mais perceptível na rejeição, que representa alterações ainda menos expressivas nos resultados obtidos pela INDSAT. Nos meses de março e junho deste ano, as avaliações negativas registraram 2,3%, respectivamente, subindo para 3,3% em setembro, soma de 2,5% de “ruim” e 0,8% de “péssimo”. Os dados consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

Seguindo a proposta da INDSAT, que divide Limeira de acordo com os bairros da cidade, a maior aprovação da Coleta foi registrada no setor 3 (Vila São João, Vila Leitão, Vila Mathias e arredores), com 94,4% de aprovação, seguida do setor 4 (Jardim Ipanema, Jardim das Palmeiras, Jardim do Lado e vizinhanças), com 93,4%. Já a rejeição foi mais expressiva no setor 6 (Jardim Morro Branco, Jardim São Francisco, Jardim Caieira e proximidades), com 5,3%, seguida do setor 1 (Jardim Campos Eliseos, Parque Egisto Ragazzo, Parque Residencial Granja Machado e adjacências), com 4,6%.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que Limeira alcance 297.662 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).


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