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Coleta de Itapira retorna ao Grau de Excelência

Melhor avaliado na CPP, serviço recebe 809 pontos na INDSAT


AGOSTO DE 2022 – CIDADE DE PEQUENO PORTE

Taxas de aprovação do serviço chegam a 93,9% em Itapira, com resultados mais altos em alguns bairros cidade. / Foto: Divulgação/PMI.

Cidade de Pequeno Porte (CPP), Itapira teve sua Coleta de Lixo retornando ao nível máximo de satisfação na INDSAT, o Grau de Excelência. Com 809 pontos, o serviço foi o melhor avaliado da cidade, ultrapassando a média das CPPs, de 779 pontos, e registrando aumento em relação aos resultados observados em maio deste ano, quando atingiu 791 pontos. O retorno à Excelência retoma os patamares elevados obtidos ao longo do ano anterior, quando a Coleta manteve o maior índice de satisfação durante todo o ano.

Assim como no desempenho da pontuação, a aprovação do serviço apresentou aumento no período, saltando de 88,2% em maio para 93,9% em agosto. O número, formado por 14,7% de ótimo e 79,2% de bom, se aproxima do maior patamar de avaliações positivas observado em fevereiro deste ano (95%). Participaram das pesquisas 400 moradores maiores de 16 anos. Os dados consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

Na rejeição, as taxas atuais registraram aumento em agosto, elevando os índices de rejeição da Coleta. Com 3% de avaliações negativas (2% de ruim e 1% de péssimo), os resultados atuais superam os dados obtidos nos levantamentos anteriores, no período entre maio de 2021 e agosto deste ano.

Como sugestão de análise do serviço, a INDSAT propõe a seguinte divisão dos bairros de Itapira:

As avaliações positivas dos moradores foram mais expressivas no setor 4 (Vila Penha do Rio do Peixe, Conjunto Habitacional Vila Penha do Rio do Peixe e vizinhanças) com 98%, seguida do setor 5 (São Benedito, Parque Lucas 1, Jardim Nossa Senhora Aparecida e proximidades), com 95,5%. Já a rejeição, inexistente em alguns setores, alcançou patamares mais altos nos setores 7 (Jardim Camburiú, Macucos, Jardim Itapema e arredores) e 2 (Cubatão, Vila Maria, Jardim Francisco e adjacências) com 6,4% e 5,4%, respectivamente.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

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