top of page
10487_b_s7_violencia_970x250px.png
  • INDSAT

Coleta de Itapira permanece em 1º lugar na cidade

Setor registra melhor desempenho entre os demais avaliados pela INDSAT


DEZEMBRO DE 2022 – CIDADE DE PEQUENO PORTE

Aprovação geral alcançou 92% de ótimo e bom; nos bairros da cidade, taxa chegou a 94,6%. / Foto: Divulgação/PMI.

Pesquisa desenvolvida pela INDSAT em dezembro de 2022 mostrou que a Coleta de Lixo de Itapira permaneceu como o melhor serviço entre os 16 avaliados na Pequena Cidade. O título, conquistado inicialmente em agosto, se manteve através da pontuação obtida em dezembro, de 798 pontos e Alto Grau de Satisfação. O serviço permaneceu acima da média das CPPs, de 788 pontos. Mesmo com os destaques positivos, o desempenho atual representa ligeira queda no comparativo com os dados de agosto, quando a Coleta atingiu Grau de Excelência na INDSAT nas avaliações dos moradores.

As taxas de aprovação mantiveram o patamar elevado observado nos últimos meses, alcançando 92% de avaliações positivas. O resultado é formado por 10,5% de ótimo e 81,5% de bom. No comparativo com os números de agosto, a aprovação registrou uma pequena queda, considerando os 93,9% registrados no início do 2º semestre. Ainda assim, a taxa supera as avaliações obtidas em maio, quando a Coleta recebeu 88,2% de ótimo e bom dos 400 moradores maiores de 16 anos participantes da pesquisa.

Os dados a respeito da rejeição caíram entre agosto e dezembro, registrando 3% no levantamento anterior e 2,3% na pesquisa atual. O número mais recente pode se aproximar dos números mais baixos observados em 2021, quando as avaliações negativas do serviço chegaram a 1,3% no final do ano. A pesquisa considera margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

Como mais um indicador nas pesquisas, a INDSAT analisa o desempenho do serviço nas diferentes regiões da cidade. Nos bairros de Itapira, a maior aprovação da Coleta foi observada no setor 2 (Cubatão, Vila Maria, Vila Macumbe e arredores), com 94,6% de ótimo e bom. Já o setor 4 (Vila Penha do Rio do Peixe, Jardim Galego, Conj. Hab. Itapira e proximidades) se destacou pela maior rejeição do serviço, somando 9,8% de ruim e péssimo.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que Itapira alcance 71.718 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).

Comments


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page