7700-PortalIndsat-970x250_Portais---Campanha-do-Agasalho.jpg

Coleta de Hortolândia se classifica como 2º melhor serviço da cidade

Com 768 pontos, setor mantém Alto Grau de Satisfação da INDSAT


MARÇO DE 2022 - CIDADE DE MÉDIO PORTE


Em alguns bairros da cidade, aprovação chega a 87,5% de ótimo e bom. / Foto: Divulgação/PMH

A Coleta de Lixo de Hortolândia (Cidade de Médio Porte - CMP), analisada pelas pesquisas da INDSAT em março deste ano, se classificou como o 2º melhor serviço da cidade pelas avaliações dos moradores. Com 768 pontos e Alto Grau de Satisfação, o setor manteve o bom desempenho observado nas pesquisas anteriores e garantiu seu lugar entre os melhores serviços da CMP. Mesmo com os bons resultados, a pontuação da Coleta foi inferior à média do agrupamento, de 803 pontos.

Nos critérios de aprovação, o serviço apresentou ligeira queda em relação ao registrado no levantamento do final do ano anterior, quando recebeu 82,6%, mas manteve altos patamares de avaliações positivas: com 79,9%, a aprovação mais recente da Coleta é resultado de 9,5% de ótimo e 70,4% de bom.

Já na rejeição, o desempenho representou estabilidade nas avaliações, mantendo a somatória na casa dos 3,8% (2,3% de ruim e 1,5% de péssimo), mesmo patamar observado em dezembro de 2021.


Os resultados obtidos pela INDSAT fazem parte das pesquisas realizadas com 400 moradores maiores de 16 anos, considerando margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.


A INDSAT sugere a seguinte divisão dos bairros para análise mais detalhada do serviço na cidade:

Assim, a maior aprovação da Coleta foi registrada no setor 3 (Jardim Nova Europa, Jardim Santiago, Jardim Aline e arredores), com 87,5%, seguida do setor 2 (Jardim das Colinas, Vila São Pedro, Vila Real e proximidades), com 78%. A rejeição foi mais expressiva no setor 7 (Jardim Amanda II, Chácara Planalto, Parque Horizonte e adjacências), com 7,5%, seguida do setor 1 (Jardim Residencial Firenze, Parque Hortolândia, Jardim Flamboyant e vizinhanças),com 6,8%.

Segundo informações da prefeitura municipal, o mês de março foi marcado por uma operação de Coleta no Jardim Boa Esperança, entre as ruas 17 e 9, local conhecido por acumular descarte irregular de lixo e entulho. De acordo com dados divulgados pela administração pública, foi necessária a utilização de maquinários para a retirada do lixo, como caminhão e retroescavadeira. Além da atividade de coleta, a prefeitura promove e incentiva a conscientização do descarte correto de resíduos através dos Pontos de Entrega Voluntária (PEV), que coleta entulhos e outros materiais recicláveis.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes. Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Hortolândia alcance 233.548 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).

Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon