Coleta de Avaré registra 77,7% de aprovação
Avaliação positiva do serviço é formada por 11% de ótimo e 66,7% de bom
AGOSTO DE 2023 - CIDADE DE PEQUENO PORTE
A Coleta de Lixo de Avaré registrou 77,7% de aprovação nas pesquisas de agosto da
INDSAT. A análise do serviço público da cidade mostrou aumento no comparativo com as pesquisas realizadas em maio, quando o setor obteve 75%. Com 11% de ótimo e 66,7% de bom, a taxa positiva se aproxima do patamar mais alto observado em fevereiro de 2023 e nos demais meses de 2022, com indicadores acima dos 80%.
A pesquisa realizada em Avaré, pertencente ao agrupamento das Cidades de Pequeno Porte (CPP), registrou rejeição na casa dos 5,8% (3,3% de ruim e 2,5% de péssimo). O indicador negativo obtido no levantamento atual mostra queda em relação aos dados observados em maio (7,3%), mas está entre os mais elevados considerando os demais meses de 2022 e 2021. Aos dados de aprovação e rejeição são somados as opiniões de "regular" sobre o serviço, representando 16,5%. Os números refletem a opinião dos 400 moradores participantes das pesquisas, considerando margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.
O indicador de satisfação da Coleta de Lixo de Avaré mostra 761 pontos nas pesquisas, classificando o serviço com Alto Grau de Satisfação na INDSAT. A nota supera os 744 pontos registrados em maio, posicionando o serviço em 3º lugar entre os 16 setores públicos avaliados no levantamento. Mesmo com a evolução do desempenho do serviço doméstico, a Coleta ficou abaixo da média das CPPs, de 794 pontos.
Projetos como o Avaré Mais Limpa tem buscado conscientizar moradores a respeito dos cuidados com o descarte do lixo, mantendo a cidade mais limpa e organizando a coleta nos bairros de Avaré. A instalação de lixeiras externas nos imóveis residenciais, previsto em lei desde o ano anterior, estabeleceu para este ano o prazo final de instalação do suporte para atender ao serviço urbano de coleta de resíduos sólidos. Desde o início de junho, a fiscalização da nova medida está em vigor na CPP.
Metodologia
O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:
As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2023 é de que Avaré alcance 88.492 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).
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