top of page
10274_f_s8_banner-web_970x250_portais-pat.png
  • INDSAT

Coleta alcança 88% de aprovação em São José dos Campos

Avaliações positivas registram aumento em relação às pesquisas anteriores


JULHO DE 2022 – CIDADE DE GRANDE PORTE

Serviço se classifica em 1º lugar entre os 16 setores públicos avaliados na cidade. / Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

Com aumento nos indicadores de aprovação, a Coleta de Lixo de São José dos Campos (Cidade de Grande Porte – CGP) alcançou 88% de avaliações positivas nas pesquisas desenvolvidas em julho pela INDSAT. O número, formado por 6,4% de ótimo e 81,6% bom, representa aumento no comparativo com o mês de abril, quando a aprovação atingiu 86%. Os resultados observados nos estudos mais recentes retomam os patamares elevados de avaliação do serviço na cidade, após a queda registrada em janeiro do mesmo ano (74,4%). Com exceção da taxa registrada no início de 2022, a Coleta de São José dos Campos tem se mantido acima dos 80% de aprovação desde o final de 2020, chegando a 89,8% em abril do ano anterior.

O desempenho da rejeição permaneceu com resultados favoráveis para o serviço, fechando o estudo de julho com 2,9% de avaliações negativas (2% de ruim e 0,8% de péssimo. Apesar de representar ligeiro aumento em relação aos números de abril (1,2%), a porcentagem negativa em relação à Coleta obtida na pesquisa atual é menor que a observada em janeiro deste ano, de 4,7%. Na análise geral da reprovação do serviço, as taxas negativas permanecem baixas na CGP no período entre novembro de 2020 e julho de 2022, com o maior resultado observado no início deste ano. Os dados consideram margem de erro de 4% sob intervalo de confiança de 95%.

No ranking doméstico da INDSAT, que avalia os 16 serviços públicos de São José dos Campos, a Coleta ocupa lugar de destaque nas pesquisas, com a maior pontuação na CGP: 781 pontos e Alto Grau de Satisfação. A nota supera a média do agrupamento, de 753 pontos, classifica o serviço em 1º lugar nas avaliações dos 600 moradores participantes das pesquisas.

A evolução nas avaliações da Coleta refletem as melhorias no serviço divulgadas pela Urbam (Urbanizadora Municipal), responsável pelo serviço na CGP. Informações oficiais da empresa obtidas pela INDSAT mostram que a ampliação da Coleta Seletiva, por exemplo, foi ampliada em 100% na área urbana da cidade desde dezembro de 2017, com mais de 60 bairros atendidos. No caso dos Resíduos de Serviços de Saúde, a empresa realiza a coleta gratuitamente, destinando o material adequadamente. Além dos serviços citados, a Urbam também realiza coleta de pequenos animais mortos, através de solicitações pelo telefone 156, assim como recolhimento gratuito de eletroeletrônicos. A coleta de pilhas, celulares e baterias acontece através de contêineres específicos em prédios e parques públicos. Como recurso de fiscalização, a Urbam também é responsável pela destinação correto dos resíduos da construção civil, evitando o descarte irregular de materiais. A lista completa dos serviços oferecidos, assim como mais informações sobre a empresa, estão disponíveis no site da Urbam.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que São José dos Campos alcance 716.688 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).

Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page