6074_b_s2_indsat_970x250 (1).jpg
  • INDSAT

Chico Sardelli assume Americana tendo a água como maior desafio

4º Trimestre

Ao centro, prefeito de Americana, Chico Sardelli / Foto: Reprodução Facebook

O novo prefeito de Americana, Chico Sardelli (PV), tem os serviços de água como seu maior desafio neste início de mandato. Isto porque Qualidade da Água e Abastecimento de Água registraram índice de satisfação mediano no último trimestre de 2020.

Não é de hoje que a Qualidade da Água apresenta Grau Médio de Satisfação nas pesquisas da INDSAT. Na verdade, o serviço prestado pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto) nunca superou os 654 em toda a série histórica do instituto. A maior pontuação, acompanhada do Alto Grau de Satisfação, foi registrada no 4º trimestre de 2017. De lá para cá, a opinião dos moradores se manteve e a satisfação chegou a cair no início de 2019.

No quesito Abastecimento de Água, o cenário é um pouco diferente. O serviço prestado conseguiu Alto Grau de Satisfação desde o início de 2017 até o final de 2018. Na virada para 2019, a satisfação despencou e o setor passou a registrar índices medianos. O Abastecimento chegou a apresentar melhora no 3º trimestre de 2019, mas a aprovação não decolou.

Todos os resultados refletem exclusivamente a opinião dos moradores em relação aos serviços prestados. O intuito da INDSAT é mensurar e entender a percepção da população sobre a Qualidade da Água em Americana. Para isso, o instituto entrevista 400 moradores na cidade e, a partir de uma metodologia exclusiva, calcula o índice, que pode ir de 200 a 1.000 pontos.


INDSAT amplia atuação no Brasil

A INDSAT cresceu e se tornou INDSAT Brasil. Agora todo município brasileiro pode participar dos estudos trimestrais de avaliação administrativa da INDSAT. São 16 serviços públicos avaliados por trimestre, além de pesquisas para deputado, prefeito, governador, presidente. A partir de 2021, as cidades serão divididas em agrupamentos populacionais, o que tornará o resultado mais justo quando comparadas em rankings. Serão 3 agrupamentos: - Cidades com até 100 mil habitantes - Cidades entre 100 mil e 400 mil habitantes - Cidades com mais de 400 mil habitantes. Até dezembro de 2020, a INDSAT agrupava seus municípios em 3 regiões: Aglomerado Urbano Piracicaba, Região Metropolitana de Campinas e as 10 maiores cidades do Estado de São Paulo, o que limitava a sua área de atuação a apenas 36 municípios paulistas. Com o novo formato, qualquer município brasileiro pode receber os estudos da INDSAT Brasil.

Mais informações serão apresentadas ao final do 1º Trimestre de 2021.

Recentes