7700-PortalIndsat-970x250_Portais---Campanha-do-Agasalho.jpg
  • INDSAT

Avaliações positivas da Merenda disparam em Cosmópolis

Soma de ótimo e bom atinge 73,7%; rejeição cai para 3,1%


OUTUBRO DE 2021 – CIDADE DE PEQUENO PORTE

Segundo melhor serviço da cidade, 73,7% de aprovação e Alto Grau de Satisfação: Merenda conquista avaliações favoráveis em Cosmópolis. / Foto: Divulgação/PMC.

Atingindo patamares elevados, as avaliações a respeito da Merenda de Cosmópolis (Cidade de Pequeno Porte) registram em outubro as melhores taxas observadas no serviço desde o ano anterior. Com aprovação de 73,7% (7,1% de ótimo e 66,7% de bom), o número é significativamente maior que o resultado de julho, com 49,8%.

A pesquisa realizada pela INDSAT em Cosmópolis no mês de outubro também mostra expressivas diferenças em relação aos meses de novembro de 2020 e abril de 2021: no final do ano anterior, a soma de ótimo e bom atingia 48,9%, saltando para 55,2% em abril. As mudanças observadas na aprovação também refletiram na rejeição, que apresentou em outubro a menor taxa desde novembro, com atuais 3,1% de ruim e péssimo. Nos meses anteriores, as avaliações negativas já atingiram 10,9% no final de 2020, 15,9% em abril e 19% em julho.

O cenário de desempenho positivo da Merenda também foi observado na comparação com as demais cidades do agrupamento. Até julho, a média das CPPs superavam a pontuação de Cosmópolis, situação que mudou em outubro: com 752 pontos e Alto Grau de Satisfação, Cosmópolis ultrapassou a média das cidades de pequeno porte, de 749 pontos.

Atualmente, a Merenda é avaliada como o segundo melhor serviço da cidade entre os 16 setores públicos analisados pela INDSAT no estudo realizado com 400 moradores maiores de 16 anos. Os dados, obtidos na terceira semana de outubro, consideram margem de erro de 4,8% e intervalo de confiança de 95%.

Entre as medidas divulgadas pela prefeitura no setor da Merenda em Cosmópolis, está a distribuição bimestral de kits alimentação, destinada aos alunos de escolas públicas em situação de vulnerabilidade social, contendo alimentos e conjunto de hortifruti. Segundo informações da prefeitura, o auxílio alimentação entregue nos meses de fevereiro, março, abril, junho e agosto já beneficiou 6.300 estudantes, atendendo aos alunos da creche, ensino infantil e até o 9º ano do ensino fundamental. Além da distribuição, a oferta da merenda nas escolas de forma presencial no período de aulas continua acontecendo normalmente.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Cosmópolis alcance 72.215 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon