top of page
  • INDSAT

Avaliação positiva dos vereadores cai em Avaré

No mesmo período, aprovação da Administração Municipal aumenta


FEVEREIRO DE 2022 – CIDADE DE PEQUENO PORTE

Foto: Divulgação/CMA.

Indicadores recentes obtidos nas pesquisas da INDSAT apontam que a aprovação da Câmara Municipal de Avaré (Cidade de Pequeno Porte – CPP) caiu entre os meses de novembro de 2022 e fevereiro deste ano. A mudança, de 45,5% para 34,3%, reflete nas avaliações positivas sobre o trabalho realizado pelos vereadores da cidade, que retornaram à aprovação inferior registrada nos meses de maio (33,6%) e agosto (23,2%) de 2022. No mesmo período, as avaliações positivas a respeito da Administração Municipal aumentaram na CPP, saltando de 28,2% em agosto para 38,2% em novembro de 2022 e novamente para 40,1% em fevereiro deste ano.

Evolução das avaliações da Câmara Municipal.

A análise da rejeição dos segmentos segue a mesma tendência observada na aprovação. Na avaliação dos vereadores, a rejeição aumentou entre o final de 2022 e o início de 2023, com avanço de 1,6 ponto percentual no intervalo analisado (15,3%). Em relação à Administração Municipal, os indicadores reduziram 1,3 ponto percentual (19,1%).

Evolução das avaliações da Prefeitura Municipal.

Ambos os serviços receberam Grau Médio de Satisfação na INDSAT. Na Câmara dos Vereadores, a nota de desempenho entre os moradores entrevistados pelas pesquisas chegou a 632 pontos, registrando queda no comparativo com o levantamento anterior. No caso da Administração Pública, foram registrados 642 pontos, mais que a pontuação obtida no estudo anterior.

Indicadores de satisfação da Câmara Municipal, em pontos INDSAT.

No cruzamento dos bairros de Avaré, agrupados pela INDSAT de acordo com suas vizinhanças e proximidades, a aprovação dos vereadores municipais não atingiu metade dos moradores em nenhuma região. A maior avaliação positiva foi registrada no Centro da cidade, com 42,4% de ótimo e bom. No caso da prefeitura municipal, a aprovação alcançou metade da população tanto no Bairro Camargo quanto no Jardim Paineiras, ambos com 50% de ótimo e bom.

Avaliações no cruzamento dos bairros de Avaré, a respeito do trabalho dos vereadores da cidade.

Participaram das 400 moradores maiores de 16 anos. Os dados obtidos no levantamento consideram margem de erro de 4,8%. O intervalo de confiança é de 95%.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2023, a previsão é de que Avaré alcance 88.172 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).




Comments


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page