top of page
WhatsApp Image 2024-05-02 at 10.50.59.jpeg
  • INDSAT

Avalições do Abastecimento de Cosmópolis apresentam evolução na INDSAT

Pesquisas indicam aumento na pontuação do serviço, posicionado como 2º melhor avaliado na CPP


JUNHO DE 2022 – CIDADE DE PEQUENO PORTE

Aprovação do serviço alcançou 60,2%, com rejeição de 12,6%. / Foto: Redes Sociais/PMC.

Estudo da INDSAT desenvolvido em Cosmópolis (Cidade de Pequeno Porte – CPP) indica que o Abastecimento de Água tem evoluído nas avaliações dos 400 moradores participantes do levantamento. Na comparação com os dados obtidos em maio deste ano, os resultados de junho mostram aumento na pontuação do setor, saltando de 679 pontos para 691 pontos. A nota mantém o Abastecimento no Alto Grau de Satisfação, classificado em 2º lugar entre os 16 serviços público avaliados na CPP. Mesmo com a evolução, o setor permanece abaixo da média do agrupamento, de 758 pontos.

Os dados a respeito da aprovação registraram mudanças pouco significativas no período, com queda de 0,6 pontos percentuais entre maio e junho de 2022. As avaliações positivas atingiram 60,2%, soma de 3,5% de ótimo e 56,7% de bom. Os números indicam estabilidade nas pesquisas após queda consecutiva registrada entre os meses de novembro de 2020 a janeiro deste ano, quando a aprovação retomou aumento e manteve os patamares positivos mais estáveis em relação ao serviço.

O cenário inverso observado na rejeição no final de 2020 até início de 2022, com sucessivos aumentos nas avaliações negativas, também sofreu alterações em maio deste ano, caindo de 23,3% em janeiro para 17,1% em maio até atingir atuais 12,6%, soma de 6,8% de ruim e 5,8% de péssimo. Os dados consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

No início de setembro, informações divulgadas pela prefeitura municipal informaram que as primeiras atividades relacionadas ao desassoreamento do Rio Pirapitingui foram iniciadas, com o objetivo de “dar mais fluidez nos cursos d’água e ajudar no abastecimento da população”. A administração completa ainda que a iniciativa é uma medida para “minimizar os efeitos de possíveis crises hídricas”.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que Cosmópolis alcance 72.215 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).


Comments


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page