top of page
  • INDSAT

Aprovação do Abastecimento de Água volta a subir em Vinhedo

Após registrar queda nas avaliações positivas no final de 2021, serviço recupera aprovação dos moradores


MARÇO DE 2022 - CIDADE DE PEQUENO PORTE

Foto: Divulgação/PMV

67,5% de aprovação, 5,8% de rejeição e 4º melhor serviço da cidade. Estes são os resultados das pesquisas da INDSAT sobre o Abastecimento de Água de Vinhedo (Cidade de Pequeno Porte - CPP), obtidos em março deste ano. O estudo, desenvolvido com 400 moradores maiores de 16 anos, revelou salto na aprovação do serviço, que chegou a 48,3% em dezembro do ano anterior. Os resultados atuais, soma de 3,8% de ótimo e 63,7% de bom, representam aumento de 19,2 pontos percentuais nas avaliações positivas do setor, que recuperaram o patamar observado em setembro de 2021 (67,4%).

A melhoria do Abastecimento também refletiu nas taxas de rejeição do serviço, atingindo um dos menores resultados no período entre abril de 2021 e março deste ano; com atuais 5,8% (3,5% de ruim e 2,3% de péssimo), os patamares de avaliações negativas do setor já oscilaram entre 4% em abril, 8,6% em junho, 13,9% em setembro e 27,3% em dezembro de 2021. Os números consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

No desempenho da pontuação, o Abastecimento conquistou 726 pontos, mantendo o Alto Grau de Satisfação da INDSAT e se classificando como 4º melhor serviço da cidade entre os 16 setores analisados. A nota representa aumento em relação ao observado no levantamento anterior, quando o Abastecimento recebeu 647 pontos. Mesmo com as mudanças destacadas, o serviço ficou abaixo da média das CPPs, de 751 pontos.

De acordo com informações da prefeitura municipal, a Secretaria de Planejamento Ambiental de Vinhedo tem realizado estudos para a ampliação da Represa 3 e a construção de uma nova represa de água no Córrego Bom Jardim, visando aumentar a produção de água na CPP. A administração pública também informou que outras obras com o mesmo objetivo estão sendo realizadas na região, como a construção de dois novos reservatórios de água nas regiões do Mirante e do Observatório.

Seguindo a sugestão da INDSAT, a divisão dos bairros de Vinhedo para uma análise detalhada do serviço seria realizada desta forma:

Assim, é possível observar que a maior aprovação do Abastecimento foi registrada no setor 7 (Barra Funda, Vila Planalto, Vila Cascais e arredores), com 82,6%. Já a rejeição foi mais expressiva no setor 1 (Jardim Bela Vista, Jardim Von Zuben, Parque das Paineiras e proximidades), com 8,2%.

INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que Vinhedo alcance 78.440 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CPP).



Comments


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page