top of page
WhatsApp Image 2024-05-02 at 10.50.59.jpeg
  • INDSAT

Aprovação do Abastecimento de Água dispara em Sorocaba

Serviço registra alta nas taxas de aprovação e se aproxima do Grau de Excelência


JUNHO DE 2021 – CIDADE DE GRANDE PORTE

Sorocaba tem as melhores avaliações do Abastecimento desde novembro de 2020. / Foto: Divulgação PMS.

793 pontos, 85,6% de aprovação e melhor serviço público da cidade. Os números, referentes ao Abastecimento de Água de Sorocaba (Cidade de Grande Porte), demonstram o desempenho satisfatório do serviço na cidade. Registrando salto de quase vinte pontos percentuais e 95 pontos nos critérios de satisfação em relação ao final do ano anterior, o Abastecimento da cidade se aproxima do Grau de Excelência e se posiciona acima da média das CGPs, de 751 pontos.

A avaliação do serviço alcançou em junho os melhores números desde o final do ano anterior. Em novembro, a aprovação somava 65,8% e atingia 698 pontos, alcançando o Alto Grau de Satisfação. A pontuação atual, de 793 pontos, concede o mesmo nível de satisfação, mas se aproxima do Grau de Excelência com apenas sete pontos de distância.


Com rejeição de apenas 2,2% (1,3% de ruim e 0,8% de péssimo), o Abastecimento registrou ainda forte queda nas avaliações negativas, que chegaram a 14,7% em novembro. Os dados, resultado da pesquisa realizada pela INDSAT com 600 moradores maiores de 16 anos, consideram margem de erro de 4% e intervalo de confiança de 95%.

Entre as medidas que refletem a grande aprovação dos moradores em relação ao setor estão obras como a instalação do novo poço de água no bairro Genebra, com capacidade armazenamento de 250 mil litros, e as melhorias no sistema de abastecimento de água tratada nas regiões do Éden e Cajuru, por meio da instalação de 830 metros de tubulação. Além destas ações, a prefeitura tem realizado campanhas de conscientização dos usuários quanto ao consumo de água, contribuindo para a garantia do abastecimento regular principalmente no período de estiagem entre os meses de junho e setembro.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Sorocaba alcance 658.547 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).


Comentarios


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page