Aprovação do Abastecimento alcança 85,1% em Limeira
Resultado das avaliações do serviço registram alta na INDSAT
JUNHO DE 2022 – CIDADE DE MÉDIO PORTE

Seguindo as tendências positivas observadas no levantamento anterior, o Abastecimento de Água de Limeira (Cidade de Médio Porte – CMP) conquistou resultados elevados nas pesquisas mais recentes da INDSAT. Nos dados obtidos no 2º semestre deste ano, o serviço recebeu 85,1% de aprovação dos 400 moradores participantes do estudo na CMP, soma de 9,6% de ótimo e 75,6% de bom. A porcentagem atual supera as taxas observadas no 1º trimestre de 2022, de 81,9%, assim como do final de 2021, de 79,4%.

As avaliações negativas do Abastecimento na CMP refletiram o mesmo cenário de mudanças positivas observado na aprovação, com queda na rejeição do serviço. Em março, as avaliações negativas somaram 4,5% em Limeira, caindo para atuais 3,5% (2,5% de ruim e 1% de péssimo). O total registrado em junho é um dos menores do período entre o 2º trimestre de 2022 e novembro de 2020, quando o setor recebeu 2,8% de reprovação na INDSAT. Os dados obtidos pelas pesquisas consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

Além dos números positivos observados na aprovação e na rejeição do Abastecimento, a pontuação do setor se destacou nas pesquisas, alcançando 780 pontos e Alto Grau de Satisfação. A nota posiciona o serviço como 2º melhor avaliado na CMP entre os 16 serviços públicos da cidade, acima da média do agrupamento, de 756 pontos. Mesmo com o bom desempenho registrado nas pesquisas, a pontuação atual do Abastecimento é inferior ao observado nos meses de dezembro de 2021 e março deste ano, quando o serviço recebeu 795 e 798 pontos. Já em relação aos demais meses de 2021, a classificação atual ultrapassa a pontuação do período.

De acordo com informações divulgadas pela prefeitura municipal, a represa Salto do Lobo está sendo utilizada para complementar a captação de água para o abastecimento da CMP, devido ao período de estiagem e às condições críticas dos mananciais de captação da cidade. Segundo nota da administração municipal, o uso da represa está previsto desde junho de 2021, e faz-se necessário neste momento em que a cidade não registra chuvas significativas desde o final de maio. Com tais medidas, o objetivo é manter o abastecimento da população, com o alerta do uso consciente da água.
INDSAT
A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes. Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que Limeira alcance 297.662 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).
Comentarios