Aprovação da Segurança volta a subir em Leme
Pesquisas da INDSAT apontam salto nas avaliações positivas do serviço
SETEMBRO DE 2022 – CIDADE DE MÉDIO PORTE
A Segurança Pública de Leme (Cidade de Médio Porte – CMP) registrou salto na aprovação do serviço nos estudos de setembro da INDSAT. As avaliações positivas, que chegaram a 27,5% em março deste ano, subiram para 43,7% em setembro, somando 4,1% de ótimo e 39,6% de bom. O patamar atual se aproxima dos patamares observados em maio de 2021, de 44,2%, e novembro de 2020, de 42,8%. Na rejeição da Segurança, as pesquisas mostraram queda expressiva em setembro, atingindo 23,1% (11,9% de ruim e 11,2% de péssimo. A taxa é menor que os dados obtidos em março do mesmo ano, quando as avaliações negativas registraram 34,3%, representando o maior patamar no período entre novembro de 2020 e março de 2022. A pesquisa tem margem de erro de 4,8%. O intervalo de confiança é de 95%.
No ranking doméstico da INDSAT, que avalia os 16 serviços públicos de Leme, a Segurança se classificou em 10º lugar, com 627 pontos e Grau Médio de Satisfação. A pontuação apresenta alta no comparativo com os dados de março (562 pontos) e supera a média das demais cidades do agrupamento, de 594 pontos.
A divisão dos bairros de Leme proposta pela INDSAT possibilita a análise mais detalhada do desempenho do serviço na cidade, de acordo com a opinião dos 400 moradores maiores de 16 entrevistados pela pesquisa. Desta forma, a CMP pode ser dividida da seguinte maneira:
Na análise dos resultados, a maior aprovação da Segurança é observada no setor 2 (Jardim Ana Lúcia, Jardim Jequitibá, Jardim Graminha e proximidades), com 55,1% de avaliações positivas, seguida do setor 3 (Jardim Berbel, Jardim Livia, Jardim Ariana e arredores), com 47,1%. Nas taxas de rejeição, os números mais expressivos foram observados no setor 1 (Jardim São Rafael, Jardim das Palmeiras, Vila São Jorge e vizinhanças), com 35,1%, seguidos do setor 4 (Vila Blumer, Jardim Juliana, Centro e adjacências), com 30%.
INDSAT
A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:
As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.
Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que Leme alcance 102.416 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).