Aprovação da Qualidade de Vida dispara em Limeira
Soma de ótimo e bom do segmento alcança 51,9% e supera resultados das pesquisas anteriores
MARÇO DE 2022 – CIDADE DE MÉDIO PORTE
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a definição de Qualidade de Vida de uma população pode ser identificada através de fatores como renda, saúde, segurança ambiental e serviços sanitários, por exemplo, obtendo parâmetros a respeito das condições de vida de um grupo ou uma cidade. Nesse sentido, a Qualidade de Vida de Limeira (Cidade de Médio Porte – CMP), avaliada pelas pesquisas da INDSAT com base na participação de 400 moradores maiores de 16 anos, recebeu aprovação de 51,9%, soma de 5,8% de ótimo e 46,1% de bom.
As avaliações positivas coletadas nas pesquisas realizadas em março de 2022 representam evolução considerável no comparativo com os resultados obtidos nos meses de 2021, quando a aprovação alcançou 35,8% em março, 42,6% em setembro e 47,9% em dezembro, com exceção dos valores superiores observados em junho do ano anterior, de 56,6%. O cenário foi similar na rejeição, que apresentou no levantamento recente o menor resultado do período, com 6,8% de avaliações negativas distribuídas entre 4,3% de ruim e 2,5% de péssimo. Nos meses de 2021, a Qualidade de Vida de Limeira recebeu 9,5% em dezembro, 9,8% setembro e 15,4% em março, com exceção novamente do mês de março, com 5,6%. Os dados obtidos pelas pesquisas da INDSAT consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.
No desempenho da pontuação do segmento, a Qualidade de Vida da cidade alcançou 697 pontos, se classificando em 6º lugar entre os 16 serviços públicos da CMP. A pontuação é igual à média das demais cidades do agrupamento, mantendo o Alto Grau de Satisfação observado nas pesquisas anteriores.
Entre os grupos de moradores divididos pela INDSAT por idade, gênero, nível de escolaridade e religião, a maior aprovação da Qualidade de Vida foi registrada a população masculina, com 56%, enquanto a rejeição foi maior entre a população feminina, com 8,7%.
INDSAT
A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:
As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes. Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que Espírito Santo do Pinhal alcance 42.639 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).
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