top of page
  • INDSAT

Aprovação da Limpeza salta para 84,5% em Indaiatuba

Com maior patamar de 2022, resultados indicam avanço positivo no serviço


DEZEMBRO DE 2022 – CIDADE DE MÉDIO PORTE

Serviço público foi avaliado entre os 5 melhores da cidade, com pontuação acima da média das CMPs. / Foto: Divulgação/PMI.

A Limpeza Pública de Indaiatuba (Cidade de Médio Porte – CMP) avançou nos indicadores de aprovação da INDSAT. Somando 10% de ótimo e 74,4% de bom, as avaliações positivas do serviço chegaram em 84,5% no final de 2022, registrando o maior patamar do ano nas pesquisas desenvolvidas com a participação de 400 moradores maiores de 16 anos. A taxa mais recente representa evolução em relação aos dados obtidos em setembro (76,2%) e junho (80,4%) do mesmo ano, se aproximando dos resultados observados no mesmo período de 2021, quando o setor recebeu 86,6% de aprovação na CMP.

As avaliações negativas do serviço permaneceram estáveis ao longo do último ano, chegando ao maior patamar em setembro, com 4,1%. No levantamento de dezembro, a soma de ruim e péssimo encerrou as pesquisas com 4% de rejeição na INDSAT, pouco a mais que o mesmo período de 2021 (3,5%). A margem de erro da pesquisa é de 4,8%. O intervalo de confiança é de 95%.

No ranking doméstico da INDSAT, que avalia os 16 serviços públicos de Indaiatuba, a Limpeza se classificou em 4º lugar no levantamento, com 778 pontos e Alto Grau de Satisfação na INDSAT. A nota mantém o serviço acima da média das demais cidades do agrupamento, de 708 pontos, mas representa ligeira queda no comparativo com a pontuação de setembro, quando a Limpeza atingiu o Grau de Excelência no estudo.

Dando continuidade ao projeto “Bairro Limpo”, lançado em janeiro de 2022, a prefeitura municipal reforça o serviço de limpeza urbana nos bairros da CMP. Entre as regiões contempladas pela programação até o momento estão locais como Jardim Brasil, Bairro Santa Cruz, Jardim Morumbi, Veredas da Conquista, entre outros. Os serviços incluem a operação Cata Bagulho, raspagem de sarjetas, limpeza de bueiros, capina das calçadas, roçagem e manutenção de áreas públicas.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2023, a previsão é de que Indaiatuba alcance 247.890 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).

Comments


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page