top of page
  • INDSAT

Aprovação da Limpeza Pública volta a subir em Hortolândia

Serviço avança com aumento de 21,6 pontos percentuais na INDSAT, maior resultado dos últimos dois anos


DEZEMBRO DE 2022 – CIDADE DE MÉDIO PORTE

Limpeza recebe a 7ª melhor avaliação na CMP, com 695 pontos e Alto Grau de Satisfação na INDSAT. / Foto: Divulgação/PMH.

Estudo desenvolvido pela INDSAT em Hortolândia (Cidade de Médio Porte – CMP) mostrou que 63,1% dos moradores aprovam a Limpeza Pública realizada na cidade. O número, baseado nas avaliações com 400 moradores maiores de 16 anos, indica avanço expressivo nos indicadores a respeito do serviço público no final de 2022. A mudança é relevante, já que a aprovação anterior, registrada em setembro do mesmo ano, alcançou 41,5% dos entrevistados.

O patamar atual das avaliações positivas da Limpeza, formado por 3,5% de ótimo e 59,5% de bom, representa a taxa mais elevada obtida tanto em 2022 quanto em 2021. A maior aprovação do período, além da registrada em dezembro do ano anterior, foi observada em junho de 2021, quando o serviço alcançou 58% de ótimo e bom na INDSAT.

Destaques relevantes também foram registrados na rejeição, que caiu pela metade entre setembro e dezembro de 2022. Com atuais 13,8%, as avaliações negativas chegaram a 27,6% no levantamento anterior, representando a maior taxa negativa dos últimos dois anos. No comparativo com o mesmo período de 2021, os resultados de dezembro de 2022 apresentaram números inferiores, considerando os 19,9% obtidos nas pesquisas finais daquele ano.

Entre os 16 serviços públicos avaliados pela INDSAT em Hortolândia, a Limpeza Pública foi avaliada em 7º lugar com 695 pontos. A nota é inferior à média das CMPs, de 752 pontos, mas representa salto em relação aos números obtidos na cidade em setembro, com 614 pontos. A mudança classifica o setor de Hortolândia com Alto Grau de Satisfação e uma das mais altas pontuações do período, seguindo a tendência observada nos demais indicadores da pesquisa.

Em relação às atividades desenvolvidas na cidade, o principal foco da administração municipal têm sido os mutirões de poda do mato, mantendo a limpeza das áreas públicas neste período de chuvas constantes.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2023, a previsão é de que Hortolândia alcance 236.874 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).

Comments


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page