Aprovação da Limpeza Pública de Osasco salta de 29,1% para 56% de ótimo e bom
Com a maior nota desde 4º trimestre de 2017, serviço alcança o Alto Grau de Satisfação
JULHO DE 2021 – CIDADE DE GRANDE PORTE
Com um aumento significativo desde o último levantamento realizado pela INDSAT em novembro de 2020, a Limpeza Pública de Osasco (Cidade de Grande Porte) recebeu nas pesquisas mais recentes, aplicadas na terceira semana de julho deste ano, 56% de aprovação dos moradores.
A porcentagem é a soma de 8,5% de ótimo e 47,5% de bom, e mostra um salto de 26,9 pontos percentuais desde a última avaliação em novembro, quando o serviço registrou aprovação de 26,1%. A rejeição atual, de 9,8% (7% de ruim e 2,8% de péssimo) é bem menor que a registrada no ano anterior, quando as avaliações negativas chegavam a 27,8%. As avaliações são baseadas na opinião de 600 moradores maiores de 16 anos, considerando margem de erro de 4% e intervalo de confiança de 95%.
Na pontuação do serviço, a CGP recebeu 704 pontos, mais que a média do agrupamento, de 703 pontos. O número é o maior desde o 4º trimestre de 2017, quando a Limpeza de Osasco recebeu 663 pontos entre os critérios da INDSAT. Atualmente o setor é o 5º mais bem avaliado na cidade entre os 16 serviços públicas analisados na CGP.
Para uma comparação mais efetiva entre os bairros da cidade, a INDSAT dividiu Osasco em seis setores. Confira no mapa abaixo:
Na divisão, a maior aprovação foi registrada no setor 2 (Quitauna, Km 18, Jardim das Flores e vizinhanças), com 71%, seguida do setor 6 (Três Montanhas, Portal D’Oeste, Helena Maria e arredores), com 70,3% de aprovação. Os maiores índices de rejeição foram registrados no setor 3 (Santo Antônio, Padroeira, Metalúrgicos e adjacências), com 16,8%, seguido do setor 2, com 10% de reprovação.
INDSAT
A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:
Desde o primeiro trimestre deste ano, as cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.
Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Osasco alcance 682.876 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).
Comments