• INDSAT

Aprovação da Limpeza Pública chega a 71,4% em Limeira

Cidade apresenta forte evolução nos índices de aprovação em junho


JUNHO 2021 - CIDADE DE MÉDIO PORTE

Limpeza Pública em Limeira recebe 735 pontos e alcança o Alto Grau de Satisfação / Foto: Divulgação PML

Os resultados das pesquisas realizadas pela INDSAT em Limeira (Cidade de Médio Porte) na terceira semana de junho mostraram boas avaliações dos moradores em relação à Limpeza Pública da CMP. Com 71,4% de aprovação, o levantamento registrou Alto Grau de Satisfação do serviço, com 735 pontos.

Para uma comparação mais efetiva, os números são significativamente melhores que os observados em março deste ano, quando a aprovação atingiu 56,8%. No cenário atual contemplado em junho, a aprovação (71,4%) é a soma de 8,3% de ótimo e 63,2% de bom. As taxas de rejeição também registraram mudanças, ainda que menores: em março, a rejeição atingiu 9,6%, enquanto a pesquisa de junho contabilizou 8,8% de reprovação, fechamento de 5,5% de ruim e 3,3% de péssimo.



A avaliação do serviço posiciona a Limpeza Pública em 5º lugar no ranking doméstico da INDSAT, considerando os 16 serviços públicos oferecidos em Limeira. A pesquisa apresenta margem de erro de 4,8% e intervalo de confiança de 95% nas entrevistas realizadas com 400 moradores maiores de 16 anos.

De acordo com a programação do portal da Prefeitura, operações como o “Só Cacareco” são realizadas constantemente em Limeira. A ação tem como objetivo recolher objetos descartados em todo o município, retirando materiais inservíveis de locais públicos e destinando ao descarte correto. Além disso, a administração tem intensificado o trabalho de fiscalização de descarte irregular de resíduos nas áreas verdes urbanas e rurais.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:



Desde o primeiro trimestre deste ano, as cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Limeira alcance 297.662 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).


Recentes