6074_b_s2_indsat_970x250 (1).jpg
  • INDSAT

Aprovação da Iluminação Pública quase que dobra em Vinhedo

Nível de satisfação saltou de Grau Médio em novembro para Alto Grau de Satisfação em abril


ABRIL de 2021 - CIDADE DE PEQUENO PORTE

Prefeitura está trocando todas as luminárias da cidade e obtendo melhores índices de aprovação / Foto:Divulgação PMV

A aprovação da Iluminação Pública quase que dobrou em Vinhedo entre novembro de 2020 e abril de 2021. No final do ano passado, o serviço público registrava 44,5% de ótimo e bom, saltando para 79,1% em abril deste ano. O resultado é parte dos estudos INDSAT de satisfação dos serviços públicos.

No levantamento realizado na terceira semana de abril com 400 moradores da cidade com mais de 16 anos, a Iluminação registrou ainda 26,1% de apontamentos regulares e 7,6% de rejeição (somatório de ruim e péssimo). Em novembro, a rejeição ao serviço alcançava 29,4% da população.


Os números colocam a nota da Iluminação Pública de Vinhedo acima da média das Cidades de Pequeno Porte (CPP), agrupamento do qual a cidade faz parte. O índice obtido por Vinhedo foi de 754 pontos, o que lhe confere Alto Grau de Satisfação. A média da CPP na ocasião foi de 731 pontos. A margem de erro do estudo realizado pela INDSAT é de 4,8% sob um intervalo de confiança de 95%.

O bom resultado obtido pela Iluminação Pública é reflexo das ações da Prefeitura de Vinhedo na manutenção de todo o parque de iluminação da cidade. O objetivo é "garantir mais tranquilidade e segurança aos moradores". A Prefeitura já realizou a troca de 3,7 mil luminárias em ruas e espaços públicos até o mês de abril. Desde o início do ano, os moradores podem solicitar a troca de lâmpadas queimadas na Central 0800-777-4780 e, segundo a Prefeitura, terão a solicitação atendida em até 72 horas.

O município de Vinhedo possui 13 mil pontos de iluminação pública. Em novembro do ano passado, 4,5 mil lâmpadas, 35% da quantidade total, estavam queimadas, ocasionando uma série de transtornos aos vinhedenses. "Com a realização da Operação Vinhedo de Cara Limpa, trabalho permanente de limpeza e manutenção que está percorrendo toda a cidade, o serviço de troca de lâmpadas será intensificado nos bairros, além dos pedidos realizados pela central telefônica", informou a Prefeitura em recente texto publicado em seu site.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

INDSAT abaixo de 350 pontos = Baixíssimo Grau de Satisfação

INDSAT entre 350 e 499 pontos = Baixo Grau de Satisfação.

INDSAT entre 500 e 649 pontos = Grau Médio de Satisfação.

INDSAT entre 650 e 799 pontos = Alto Grau de Satisfação.

INDSAT a partir de 800 pontos = Grau de Excelência.

As cidades avaliadas pela INDSAT estão divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Vinhedo alcance 78.440 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).


Recentes