top of page
10274_f_s8_banner-web_970x250_portais-pat (2).png
  • INDSAT

Aprovação da Administração Pública de Arujá dispara nas pesquisas da INDSAT

Serviço alcança 73,3% dos moradores no levantamento realizado no 2º semestre de 2023


AGOSTO DE 2023 - CIDADE DE MÉDIO PORTE

Destaque entre os poderes públicos avaliados pela INDSAT, Administração Municipal mantém Alto Grau de Satisfação. / Foto: Redes Sociais/PMA.

Arujá (Cidade de Médio Porte - CMP) atingiu 73,3% de aprovação nas pesquisas a respeito da Administração Pública. O resultado formado por 22,3% de ótimo e 51% de bom é o mais elevado em todo o período entre março de 2021 e agosto de 2023, superando o patamar mais alto até então registrado em abril deste ano, com 61,9%. A evolução do serviço público tem sido observada de forma gradual desde abril de 2022, alcançando resultados mais elevados a cada estudo na CMP.

A rejeição também caiu na cidade, ainda que de forma mais contida nas taxas de avaliações. Em abril deste ano, a soma de ruim e péssimo alcançou 10,1%, caindo para atuais 5,9% (2,3% de ruim e 3,6% de péssimo). Ao longo dos últimos dois anos, o patamar é o mais baixo obtido nas pesquisas da INDSAT, considerando o maior resultado de 24% de rejeição entre os meses de outubro de 2021 e fevereiro de 2022. A pesquisa considera margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

Na avaliação dos 3 poderes públicos (municipal, estadual e federal), a Administração Pública Municipal conquistou a melhor avaliação nos estudos da INDSAT, registrando 772 pontos e Alto Grau de Satisfação no levantamento. 400 moradores maiores de 16 anos foram ouvidos nas entrevistas. A avaliação de Arujá superou a média do agrupamento das CMPs, que obtiveram 677 pontos.

Em relação aos critérios "inteligente", "simpático", "honesto" e "próximo ao povo", o prefeito Luis Antonio de Camargo recebeu Alto Grau de Satisfação em todas as classificações, com maior pontuação no tópico "inteligente". Todos os indicadores também registraram pontuação acima da média.

A pesquisa apresentou ainda uma análise a respeito dos vereadores da cidade realizada por seus eleitores. Entre os dados obtidos, o maior destaque foi do vereador Jean da Padaria, com 835 pontos e Grau de Excelência entre os entrevistados. Em seguida, o vereador Gabriel, com 826 pontos, e Abelzinho, com 809 pontos, ambos com nível máximo de satisfação nos indicadores de INDSAT.

Metodologia

O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Portanto, Arujá é município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).




Comments


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page