Apesar do Alto Grau, Limpeza Pública exige atenção em Hortolândia
Cidade registra queda na aprovação é pode perder Alto Grau de Satisfação se não houver mais ações no setor
MARÇO de 2021 - CIDADE DE MÉDIO PORTE

Os moradores de Hortolândia (Cidade de Médio Porte) registraram neste início de ano um aumento nas taxas de rejeição à Limpeza Pública da cidade. Na pesquisa realizada pela INDSAT na quarta semana de março, a população classificou o serviço com 20,4% de rejeição, soma de 9,8% ruim e 10,6% péssimo. As avaliações negativas aumentaram em comparação à pesquisa realizada em novembro de 2020, quando a rejeição era de apenas 4,5%.

Atualmente, o serviço se classifica como Alto Grau de Satisfação, com 653 pontos. Porém, a somatória é menor que a média das CMP’s, de 675 pontos. A pontuação da Limpeza Pública de Hortolândia está mais próxima do Grau Médio de Aprovação, com uma diferença de apenas quatro pontos e ocupando o sexto lugar no ranking INDSAT, que avalia os 16 serviços públicos das cidades.
A taxa de aprovação da CMP diminui em comparação a última pesquisa realizada em novembro do ano anterior, quando registrou 78,9% de aprovação. Em março de 2021, a aprovação caiu para 52,3%, sendo 5,3% ótimo e 47% bom. A pesquisa entrevistou 400 moradores maiores de 16 anos, considerando margem de erro de 4,8% e intervalo de confiança de 95%.

De acordo com o Portal da Prefeitura, a Administração tem constantemente realizado campanhas de conscientização para os moradores, promovendo operações de educação ambiental em diferentes regiões da cidade e distribuindo materiais informativos sobre a importância do descarte correto de entulhos e outros materiais recicláveis nos PEV’s (Ponto de Entrega Voluntária).
A Prefeitura também informa que já estão em construção novas unidades de PEV’s, conferindo à cidade 13 pontos de coleta de materiais recicláveis e reaproveitáveis, como móveis velhos, aparelhos eletrônicos e entulhos de construção. Os moradores também podem descartar seus resíduos nos LEV’s (Locais de Entrega Voluntária), porém são aceitos apenas materiais descartáveis como plásticos, papéis, isopor etc.
INDSAT
A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:
INDSAT abaixo de 350 pontos = Baixíssimo Grau de Satisfação
INDSAT entre 350 e 499 pontos = Baixo Grau de Satisfação.
INDSAT entre 500 e 649 pontos = Grau Médio de Satisfação.
INDSAT entre 650 e 799 pontos = Alto Grau de Satisfação.
INDSAT a partir de 800 pontos = Grau de Excelência.
Desde o primeiro trimestre deste ano, as cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos:
Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes
Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes
Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.
Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Hortolândia alcance 233.548 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).
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