• INDSAT

Apesar do Alto Grau, Abastecimento exige atenção em 3 regiões de Arujá

Alguns setores da cidade apresentaram números altos de insatisfação em Abastecimento de Água. No geral, Arujá obteve Alto Grau de Satisfação no serviço


MARÇO de 2021 - CIDADE DE PEQUENO PORTE

Falta de energia em março afetou Arujá e cidades da região / Foto: Gilberto Marques - GovSP

No conjunto da cidade, considerando todas as regiões, os números são bons: 69,2% de ótimo e bom, 18,9% de regular, 11,9% de ruim e péssimo e 725 pontos no ranking INDSAT e a classificação de Alto Grau de Satisfação. Porém, pelo menos três regiões da cidade merecem um atenção maior por parte da Sabesp, concessionária responsável pelo Abastecimento de Água na cidade.


Avaliação do abastecimento por regiões da cidade de Arujá

Na pesquisa realizada na quarta semana de março, a rejeição (somatório de ruim e péssimo) ao Abastecimento chegou a 22,2% no setor 4 (região do Jardim Pinheiro, Mirante do Arujá e adjacências), a 20% no setor 3 (região dos Arujazinhos, Jardim Via Dutra, São Jorge e entre outros) e a 15,2% no setor 5 (Centro, Vila Lima, Jardim Planalto e entre outros).

Em fevereiro deste ano, a Prefeitura chegou a informar que acionaria judicialmente a Sabesp por problemas no fornecimento de água ocorridos no final de janeiro. Em março, duas semanas antes da realização deste levantamento, a Estação Elevatória de Itaquá-Arujá ficou sem energia elétrica por quase dois dias após fortes chuvas ocorridas na região, prejudicando o abastecimento em vários pontos da cidade.

Apesar das dificuldades enfrentadas neste início de ano com o Abastecimento de Água, a nota obtida por Arujá de 725 pontos ficou acima da média das Cidades de Pequeno Porte (CPP), que fechou o mês registrando 705 pontos.

As cidades avaliadas pela INDSAT estão divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Arujá alcance 90.958 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).

Para a realização deste trabalho, foram ouvidos 400 moradores de Arujá maiores de 16 anos. A margem de erro do estudo é de 4,8% sob um intervalo de confiança de 95%.


Método INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

- INDSAT abaixo de 350 pontos = Baixíssimo Grau de Satisfação

- INDSAT entre 350 e 499 pontos = Baixo Grau de Satisfação.

- INDSAT entre 500 e 649 pontos = Grau Médio de Satisfação.

- INDSAT entre 650 e 799 pontos = Alto Grau de Satisfação.

- INDSAT a partir de 800 pontos = Grau de Excelência.




Recentes