top of page
10274_f_s8_banner-web_970x250_portais-pat (2).png
  • INDSAT

Amparo obtém Administração Pública acima da média

No final de 2022, serviço retoma pontuação superior e alcança Alto Grau de Satisfação


DEZEMBRO DE 2022 – CIDADE DE PEQUENO PORTE

Pesquisas indicam aumento na aprovação, com resultados mais altos desde abril de 2021. / Foto: Divulgação/PMA.

Cidade de Pequeno Porte, Amparo retornou ao Alto Grau de Satisfação com a Administração Pública, atingindo 668 pontos em dezembro de 2022. O resultado representa mudança no desempenho do serviço, que se manteve com Grau Médio de Satisfação e abaixo da média das CPPs desde junho de 2021. Na pesquisa mais recente da INDSAT, desenvolvida no final do ano anterior, o serviço ultrapassou a pontuação do agrupamento, de 652 pontos, e se classificou como o melhor avaliado entre os poderes municipal, estadual e federal.

O estudo registrou mudança positiva na aprovação, saltando de 36,6% em setembro de 2022 para 47,4% em dezembro do mesmo ano. O patamar atual, formado por 5,9% de ótimo e 41,5% de bom, é o mais alto desde abril de 2021, quando a Administração recebeu 65,8% de avaliações positivas. No cenário oposto, a rejeição caiu no mesmo período, chegando a 14,2% em dezembro (9% de ruim e 5,2% de péssimo). A taxa representa queda em relação aos números obtidos em setembro do mesmo ano (20,1%), e se aproxima do menor patamar registrado na CPP, em abril de 2021, com 10,1%.

Além dos indicadores de ótimo, bom, ruim e péssimo, que formam a aprovação geral do serviço, as pesquisas da INDSAT também registram as taxas de moradores que “aprovam” ou “não aprovam” a Administração, assim como seus motivos para tal classificação. No caso do “aprova”, 56,8% dos entrevistados responderam positivamente o estudo, com justificativas entre “bom prefeito” (20,3%), “bom trabalho” (17,2%) e “boa administração” (5,7%), por exemplo. Já entre os resultados de “não aprova”, 30,8% dos moradores participantes responderam negativamente às pesquisas, com motivações entre “não faz nada” (26%), “não gosta dele” (12,2%) e “deixa a desejar” (11,4%), entre outros. O estudo da INDSAT, desenvolvido em janeiro de 2022, conta com a participação de 400 moradores maiores de 16 anos. Os dados apresentados consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que Amparo alcance 70.083 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).



Comentários


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page