7700-PortalIndsat-970x250_Portais---Campanha-do-Agasalho.jpg

Amparo conquista evolução nas avaliações da Qualidade de Vida

Segmento supera média das CPPs e mantém Alto Grau de Satisfação


MAIO DE 2022 – CIDADE DE PEQUENO PORTE

Avaliado em 5º lugar entre os 16 serviços públicos de Amparo, Qualidade de Vida registra aumento na aprovação. / Foto: Divulgação/PMA.

Avaliada pelas pesquisas da INDSAT em maio de 2022, a Qualidade de Vida de Amparo (Cidade de Pequeno Porte – CPP) apresentou resultados favoráveis no levantamento realizado com 400 moradores maiores de 16 anos, alcançando 681 pontos e Alto Grau de Satisfação. O desempenho do segmento, classificado como 5º melhor entre os 16 serviços públicos da CPP, superou a pontuação das demais cidades do agrupamento, de 674 pontos, mas registrou queda em relação à nota obtida nas pesquisas de junho de 2021, quando recebeu 691 pontos.

No comportamento da aprovação, os resultados mais recentes das avaliações positivas revelaram aumento entre os meses de junho do ano anterior e maio deste ano, saltando de 49,6% para 53,6%, soma de 2,5% de ótimo e 51,1% bom. A melhoria observada no período ainda se distancia do total obtido em abril de 2021, quando a aprovação alcançou 66,9%. Segundo os parâmetros definidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a Qualidade de Vida de uma população pode ser avaliada através de critérios como saúde, renda, habitação e saneamento, por exemplo.

Com um cenário menos favorável para o segmento, a rejeição da Qualidade de Vida em Amparo fechou as pesquisas mais recentes da INDSAT com 11,3% de avaliações negativas, maior resultado do período entre abril do ano anterior e maio deste ano. Distribuídas entre 6,8% de ruim e 4,5% de bom, o número supera as avaliações de junho (7,5%) e abril (7,6%) de 2021. Os dados coletados pelo levantamento consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

Entre as principais atividades divulgadas pela prefeitura municipal estão projetos como o “Programa Mais Controle”, que oferece dispositivos de alta tecnologia para monitorar a glicemia de crianças e adolescentes portadores de diabetes tipo 1, e o projeto “Viver Bem de Hidronatação”, com o objetivo de oferecer à população acima de 60 anos “o acesso a prática de exercícios em ambiente aquático”. As campanhas de testes de Covid e vacinação também têm sido o foco da administração municipal, promovendo mutirões de imunização da população.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que Amparo alcance 70.083 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).



Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon