top of page
  • INDSAT

Administração Pública de Santo André supera média das Grandes Cidades

Com Alto Grau de Satisfação e destaque entre os poderes públicos, segmento avança no 2º trimestre de 2023


ABRIL DE 2023 - CIDADE DE GRANDE PORTE

Foto: Divulgação/PMSA.

Realizada no início de abril com a participação de 600 moradores maiores de 16 anos, pesquisa da INDSAT avaliou a Administração Pública de Santo André (Cidade de Grande Porte - CGP), indicando Alto Grau de Satisfação no serviço público. A nota de 701 pontos obtida no segmento classifica a Administração Pública da CGP acima da média do agrupamento, de 683 pontos, e destaca o serviço em relação aos demais poderes públicos avaliados pelo levantamento, como o governo estadual e federal.

A pontuação atual do setor representa avanço no comparativo com o 1º trimestre do ano, quando o governo municipal recebeu 695 pontos. No período anterior, a nota doméstica também superou o desempenho médio do agrupamento, situação observada em todo o intervalo entre novembro de 2020 e abril deste ano.

No ranking dos poderes públicos avaliados pela INDSAT, a Administração Municipal aparece em 1º lugar na pesquisa, seguida do governo estadual, com 699 pontos e Alto Grau de Satisfação. Por último, as avaliações sobre o governo federal são classificadas em 3º lugar, com 475 pontos e Baixo Grau de Satisfação entre os moradores entrevistados.

O levantamento apresenta outros índices de avaliação, como a aprovação da Administração da CGP: entre o total de moradores entrevistados, 61% aprova o serviço, distribuídos entre opiniões de 9,3% de ótimo e 51,6% de bom. Já a rejeição, formada por 12,9%, é a soma de 5,8% de ruim e 7,1% de péssimo.

No caso das avaliações positivas, o patamar atual é um dos maiores registrados na CGP, logo após os números obtidos em julho de 2021 (65,8%).

O prefeito de Santo André, Paulo Serra, também foi avaliado no estudo, classificado por critérios de "inteligente", "simpático", "honesto" e "próximo do povo". Os três primeiros indicadores registraram Alto Grau de Satisfação, entre 725 pontos e 655 pontos. Já o último critério alcançou Grau Médio de Satisfação, com 586 pontos. Na aprovação, a maior taxa foi observada no indicador "inteligente", chegando a 71%

Metodologia

O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT seguem metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2023 é de que Santo André alcance 695.496 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).





Comments


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page