top of page
10363_b_s12_dengue_970x250px.png

Administração Municipal de SJC tem maior índice de satisfação em 2 anos

Mais de 200 pontos acima de média, segmento tem Alto Grau de Satisfação na INDSAT


JANEIRO DE 2024 - CIDADES DE GRANDE PORTE

Avaliações positivas aumentaram 21,3% no último ano, chegando a 60,2% em janeiro de 2024. / Foto: Adenir Britto/PMSJC.

Registrando evolução nas pesquisas da INDSAT, a Administração Pública de São José dos Campos (Cidade de Grande Porte - CGP) obteve 696 pontos e Alto Grau de Satisfação no primeiro levantamento realizado no ano de 2024. Com a participação de 600 moradores maiores de 16 anos, a pesquisa mostra a satisfação da população de SJC em relação aos poderes públicos do país, considerando o governo municipal, estadual e federal. O resultado obtido no início de 2024 mostra que a Administração Municipal alcançou o maior patamar nos últimos 2 anos, superando a elevação observada em abril do ano anterior. No mesmo período, o segmento também se manteve acima da média das CGPs, de atuais 490 pontos, mantendo uma distância de mais de 200 pontos em relação ao desempenho médio das Grandes Cidades.

O governo estadual, melhor avaliado entre os três poderes públicos, obteve 731 pontos e Alto Grau de Satisfação. Já a análise sobre o governo federal ficou em último lugar, com 489 pontos e Baixo Grau de Satisfação.

Os resultados da aprovação acompanharam a evolução da pontuação, saltando 21,3% no último ano entre janeiro de 2023 a janeiro de 2024. Com atuais 60,2% de avaliações positivas, formadas por 4,6% de ótimo e 55,6% de bom, a aprovação é a mais elevada em todo o período entre novembro de 2020 a janeiro deste ano, considerando margem de erro de 4% sob intervalo de confiança de 95%.

A rejeição começou 2024 com 12,1%, soma de 7,3% de ruim e 4,8% de péssimo, 5% a menos que em janeiro do ano anterior (17,1%).


Segundo informações divulgadas no portal de notícias da prefeitura municipal, o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) de 2023, elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), atribuiu nota B a São José dos Campos. A análise indica SJC como a cidade com a melhor classificação da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, considerando 644 municípios fiscalizados pelo TCE. Entre todas as cidades avaliadas, apenas 52 obtiveram a classificação B. Outros critérios como Tecnologia registraram nota A em SJC, "como resultado do grau do investimento em recursos tecnológicos na gestão pública, sendo certificada pela ABNT como a primeira cidade inteligente do Brasil", aponta o portal da administração. A CGP também recebeu B+ na análise de Proteção dos Cidadãos, com ações relacionadas à segurança dos munícipes.


Metodologia 

O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2024 é de que São José dos Campos alcance 728.910 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).



Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page