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Administração Municipal de Indaiatuba se destaca nas avaliações dos poderes públicos

Nas pesquisas entre os governos municipal, estadual e federal, segmento doméstico alcança nota mais elevada de satisfação


JUNHO DE 2023 - CIDADE DE MÉDIO PORTE

L: 77,8% dos entrevistados aprovam a Administração de Indaiatuba, segundo maior patamar do serviço desde o final de 2021. / Foto: Eliandro Figueira/PMI.

776 pontos, Alto Grau de Satisfação e melhor avaliação entre os poderes públicos avaliados pela INDSAT. Os indicadores a respeito da Administração Pública de Indaiatuba (Cidade de Médio Porte - CMP) mostram desempenho elevado no atributo avaliado na cidade, superando a média do agrupamento, de 724 pontos, e registrando uma das melhores pontuações obtidas na cidade. A nota representa retomada após a queda observada entre os meses de dezembro de 2022 (762) e março de 2023 (759), se aproximando dos patamares elevados registrados em setembro do ano anterior (782). Em todo o período, a Administração de Indaiatuba permaneceu acima da média das CMPs.

As avaliações do poder estadual e federal ficaram abaixo da pontuação obtida na cidade, registrando 724 e 496 pontos, respectivamente.

Indicadores como prefeito "inteligente", "simpático", "honesto" e "próximo do povo" também foram avaliados nas pesquisas. Os três primeiros registram Alto Grau de Satisfação, com 736 pontos, 727 pontos e 693 pontos, respectivamente. A proximidade com o povo foi classificada com Grau Médio pelos entrevistados, com 642 pontos. A honestidade do prefeito foi avaliada acima da média das CMPs.

Na avaliação geral, 77,8% dos entrevistados indicaram opiniões positivas sobre a Administração Municipal. 16% classifica o serviço como ótimo e 61,8% como bom. O resultado está entre os mais elevados observados na cidade, logo após os 78,5% registrados no final de 2021. No comparativo com a pesquisa anterior, realizada em março deste ano, a aprovação aumentou em Indaiatuba.

A somatória atual das avaliações negativas chegou a 3,6%, considerando 1,3% de ruim e 2,3% de péssimo. O número é o mais baixo registrado na cidade. Os dados apresentados consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.


Metodologia

O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2023 é de que Indaiatuba alcance 250.440 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).





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