Administração de Nova Odessa avança nas pesquisas da INDSAT
Setor atinge pontuação mais alta em um ano de estudos na cidade, acima da média das Pequenas Cidades
OUTUBRO DE 2023 - CIDADE DE PEQUENO PORTE
Nova Odessa registrou evolução na Administração Pública da cidade. Entre setembro de 2022 a outubro deste ano, a pontuação do setor aumentou nas pesquisas da INDSAT, indicando o maior patamar do período na pesquisa mais recente. Com 687 pontos e Alto Grau de Satisfação, o serviço público está acima da média das Cidades de Pequeno Porte (CPP), com 662 pontos. Na comparação entre os poderes públicos divididos entre municipal, estadual e federal, a Administração Municipal se destaca no levantamento com a melhor nota entre os moradores entrevistados. A avaliação do governo estadual ficou em 2º lugar, com 681 pontos e Alto Grau de Satisfação, enquanto o governo federal é avaliado em 3º lugar, com 590 pontos e Grau Médio de Satisfação.
As taxas de aprovação do setor aumentaram de forma expressiva nas pesquisas, saltando de 45% em julho para 59%. 5,5% de ótimo e 53,5% de bom formam o resultado, indicando o número mais elevado entre setembro de 2022 e outubro de 2023. O patamar representa aumento gradual da aprovação, que tem aumentado constantemente desde setembro do ano anterior.
Dos 400 moradores participantes do estudo, 15,3,% reprovam o setor, menor taxa do período. O número é formado por 9,6% de ruim e 5,7% de péssimo, e representa queda em relação ao mês de julho (18,3%). Os dados consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.
Metodologia
O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:
As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2023 é de que Nova Odessa alcance 58.945 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).
Comments