top of page
WhatsApp Image 2024-05-02 at 10.50.59.jpeg
  • INDSAT

Administração de Itaquaquecetuba se destaca entre os poderes públicos

Setor obtém Alto Grau de Satisfação na INDSAT, acima da média das CMPs


MARÇO DE 2023 - CIDADE DE MÉDIO PORTE

Foto: Divulgação/PMI.

No 1º trimestre de 2023, a Administração Pública de Itaquaquecetuba (Cidade de Médio Porte - CMP) registrou Alto Grau de Satisfação na INDSAT, conquistando a melhor avaliação entre os três poderes públicos analisados pelo estudo. Com o melhor desempenho entre os governos municipal, estadual e federal, a Administração atingiu 717 pontos nas pesquisas de março, alcançando o maior patamar na pontuação do setor e superando a média das CMPs, de 663 pontos.

A nota atual indica avanço em relação aos dados observados nos meses anteriores, quando o serviço recebeu 692 pontos dezembro e 678 pontos em setembro de 2022. Já no comparativo com o mesmo período do ano anterior, em março de 2022, a satisfação atual indica mudança ainda mais expressiva, considerando os 627 pontos registrados no estudo.

Ainda em relação à satisfação do segmento, os moradores entrevistados pelas pesquisas se mostraram satisfeitos com o representante da Administração de Itaquaquecetuba. Indicadores sobre o prefeito como "inteligente", "simpático", "honesto" e "próximo do povo" mostraram Alto Grau de Satisfação na cidade.

Entre os 400 moradores participantes do estudo, 64,8% aprovam a Administração. O número, formado por 10,3% de ótimo e 54,5% de bom, é o mais elevado na análise da INDSAT entre os meses de junho de 2021 e março deste ano. No 1º trimestre do ano anterior, a aprovação da Administração registrou 40,9%.

Na rejeição, os patamares diminuíram no início deste ano, seguindo a tendência de queda observada desde setembro do ano anterior. Na pesquisa atual, a Administração recebeu 9,5% de avaliações negativas (2,6% de ruim e 6,9% de péssimo), considerando margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

Além da aprovação geral do setor, a INDSAT sugere ainda a avaliação da Administração nos bairros de Itaquaquecetuba. Por meio do cruzamento das regiões vizinhas, é possível identificar que a maior aprovação do serviço na CMP foi obtida na região do Jardim Luana, com 81,3% de ótimo e bom. Já a rejeição indicou resultados mais expressivos nos arredores do Jardim Milton Felix, com 21,6% de avaliações negativas.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2023, a previsão é de que Itaquaquecetuba alcance 374.997 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).



Opmerkingen


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page