top of page
  • INDSAT

Administração de Capivari fica acima da média das CPPs

Desempenho do serviço está acima da Administração Estadual e Federal


NOVEMBRO DE 2021 – CIDADE DE PEQUENO PORTE

Avaliação de moradores posicionam Administração Municipal de Capivari como a melhor entre os poderes estadual e federal. / Foto: Divulgação/PMC

A Administração Municipal de Capivari alcançou 627 pontos no ranking INDSAT no mês de novembro e se posicionou acima da média das CPPs (Cidades de Pequeno Porte), que este mês está em 622 pontos. Com Grau Médio de Satisfação, a Administração Pública da cidade recebeu de sua população aprovação muito superior a dos governos estadual e federal, que receberam 529 e 506 pontos, respectivamente.

Somando 37,9% de ótimo e bom, os dados atuais registram melhora na aprovação, que recebeu 31,4% em novembro do ano anterior. O mesmo foi observado nas taxas de rejeição, que alcançaram 18,8% de ruim e péssimo no levantamento atual, mas já atingiram 29,1% no final de 2020. Participaram do estudo 400 moradores maiores de 16 anos, com dados considerando margem de erro de 4,8% e intervalo de confiança de 95%.

Em comparação ao governo anterior, o salto também foi grande: a aprovação (somatório de ótimo e bom) subiu de 31,4% registrada há um ano para 37,9% e a rejeição (somatório de ruim e péssimo), caiu de 29,1% para os atuais 18,8%.

Na divisão dos bairros proposta pela INDSAT, é possível observar a percepção dos moradores em relação à administração. Confira no mapa:

Dessa forma, observa-se que a maior aprovação foi registrada no setor 9 (Santa Rita de Cássia e Paineirinha), com 35%, seguida do setor 7 (Jardim do Bosque, Jardim Branyl, Bosque dos Pinheiros e vizinhanças), com 31,6%. A rejeição do serviço foi mais expressiva no setor 10 (Cancian e adjacências), com 60%, seguida do setor 8 (Ribeirão, Flamboyant, Jardim São Pedro e proximidades), com 47,4%.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Capivari alcance 54.686 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).



コメント


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page