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Administração de Barueri registra maior aprovação do último ano

Em alta entre os moradores, avaliação positiva supera taxas observadas ao longo de 2022


FEVEREIRO DE 2022 – CIDADE DE MÉDIO PORTE

Serviço municipal registra avanço na INDSAT, com aumento na pontuação e na aprovação entre os moradores. / Foto: Divulgação/PMB.

A Administração Pública Municipal de Barueri avaliada pela INDSAT em fevereiro de 2023 alcançou a maior aprovação do último ano, chegando a 78,2% entre os moradores entrevistados. Do total de aprovação, o serviço realizado na Cidade de Médio Porte foi classificado com 17,7% de ótimo e 60,5% de bom, superando o patamar registrado em fevereiro de 2022, com 66,8%. De lá pra cá, as avaliações positivas do setor ultrapassaram a casa dos 70%, chegando a 75,7% em maio do mesmo ano até atingir o resultado mais elevado no início de 2023.

Os números da rejeição também apresentaram mudanças nas pesquisas, caindo de 5,3% em fevereiro do ano anterior para atuais 4,2%, resultado formado por 2% de ruim e 2,2% de péssimo. A taxa mais recente é uma das menores do período avaliado, logo após os 3,8% registrados em agosto de 2022. Os dados apresentados pela INDSAT refletem a opinião dos 400 moradores participantes do levantamento, considerando margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

Na análise geral dos poderes públicos considerados pela INDSAT, a Administração Municipal de Barueri se destaca entre os governos estadual e federal. A pontuação superior do serviço doméstico, de 779 pontos, confere à CMP o melhor desempenho entre as avaliações governamentais, mantendo o Alto Grau de Satisfação obtido em levantamentos anteriores. A nota permanece acima da média do agrupamento, de 631 pontos, e supera a pontuação obtida no mesmo período de 2022 (739 pontos). No comparativo com a pesquisa anterior, em novembro, a nota atual registra aumento de 31 pontos. Já no período entre agosto de 2021 e o início de 2023, a pontuação recente é a segunda maior registrada pela INDSAT, logo após os 803 pontos observados em meados de 2021.

Além da avaliação da Administração Municipal como um todo, a pesquisa também considera as opiniões dos moradores a respeito do prefeito de Barueri, apontando critérios como “inteligente”, “simpático”, “honesto” e “próximo do povo”. Em relação às primeiras três características, o levantamento aponta Alto Grau de Satisfação para Rubens Furlan, com aprovação de 82% sobre “inteligente”, 46,8% sobre “honesto” e 75,3% para “simpático”. O indicador “próximo do povo” registrou Grau Médio de Satisfação, com aprovação de 52,5% entre os entrevistados.

Na programação de aniversário da cidade, o portal de notícias da prefeitura divulgou diversas conquistas da Administração nos últimos anos, incluindo títulos como melhor cidade para fazer negócios no setor de serviços, da Revista Exame, pela segunda vez; destaque no “Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal”, pela Secretaria do Tesouro Nacional e 3ª cidade do Estado e 14ª do Brasil que mais gerou empregos em 2022, pelo Caged. Os demais prêmios obtidos pela cidade podem ser conferidos no site da prefeitura.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2023, a previsão é de que Barueri alcance 268.096 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).


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