1 - 970x250 (3).jpg

Administração de Barueri registra aumento na aprovação

Estudo da INDSAT mostra resultados superiores nas taxas de avaliações positivas do serviço público


MAIO DE 2022 – CIDADE DE MÉDIO PORTE

Avaliação do poder municipal se destaca frente ao governo estadual e federal. / Foto: Divulgação/PMB.

Pesquisas realizadas em maio pela INDSAT mostram que a aprovação da Administração Pública de Barueri (Cidade de Médio Porte – CMP) alcançou patamares elevados no estudo mais recente em comparação com os dados obtidos em fevereiro deste ano. O resultado das avaliações positivas atingiu 75,7% de ótimo e bom, representando salto de 8,9 pontos percentuais em relação aos números do início de 2022 (66,8%). A diferença é ainda maior no comparativo com novembro de 2021, quando a aprovação fechou o levantamento com 62,6% de avaliações positivas. Os números, obtidos pelo estudo através de entrevistas com 400 moradores maiores de 16 anos, consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

Enquanto a aprovação aumentou gradativamente em relação à Administração Pública de Barueri, a rejeição ao serviço diminuiu no mesmo período, partindo de 6,4% em novembro de 2021 e caindo para 5,3% em fevereiro deste ano, até atingir 4,3% de ruim e péssimo nas pesquisas desenvolvidas em maio.

Entre as análises a respeito dos poderes municipal, estadual e federal, a Administração Municipal se classificou como melhor serviço entre os 3 governos, recebendo 771 pontos e Alto Grau de Satisfação. A pontuação recente é superior ao levantamento de fevereiro, quando atingiu 739 pontos. Em seguida, encontra-se a governo estadual, com 543 pontos e Grau Médio de Satisfação. Como último colocado, o governo federal recebeu 474 pontos e Baixo Grau de Satisfação nas avaliações dos moradores de Barueri.

A pesquisa também avalia a pontuação da Administração Municipal em relação à média das áreas da CMP, ou seja, a pontuação média dos 16 serviços públicos de Barueri. Neste sentido, a média das áreas resultou em 724 pontos e Alto Grau de Satisfação. A pontuação recente está acima do observado em fevereiro, quando alcançou 709 pontos, mas mantém o Alto Grau na INDSAT.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que Barueri alcance 268.096 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).


Recentes