top of page
10487_b_s7_violencia_970x250px.png
  • INDSAT

Acima da média, Trânsito de Pacaembu indica Alto Grau de Satisfação entre moradores

Resultados obtidos pela INDSAT mostram desempenho positivo do segmento, classificado entre os 10 melhores serviços públicos da cidade


ABRIL DE 2023 – CIDADE DE PEQUENO PORTE

61,7% dos entrevistados aprovam o Trânsito de Pacaembu. A rejeição é de 6,3%. / Foto: Redes Sociais/PMP.

Pacaembu obteve desempenho acima da média nas avaliações do Trânsito. Pertencente ao agrupamento das Cidades de Pequeno Porte, a CPP alcançou 720 pontos nas pesquisas da INDSAT realizadas em abril, superando os 604 pontos registrados em média pelas demais CPPs. A nota indica Alto Grau de Satisfação para o setor doméstico, classificação obtida na INDSAT quando um serviço ultrapassa 650 pontos no levantamento. No ranking dos 16 serviços públicos avaliados em Pacaembu, o Trânsito se classifica em 6º lugar na análise geral.

As taxas de aprovação do setor alcançaram 61,7% dos entrevistados. Do total de avaliações positivas, 7,3% representam resultados de “ótimo” e 54,4% indicam opiniões de “bom”. Na soma de avaliações negativas, o número chegou a 6,3% em abril, resultado de 3,8% de “ruim” e 2,5% de “péssimo”. Participaram da pesquisa 400 moradores maiores de 16 anos. Os dados apresentados consideram margem de erro de 4,8% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

Entre os problemas indicados pelos moradores entrevistados, como desemprego, saúde e demais fatores, o Trânsito representa apenas 0,3% dos incômodos na cidade, segunda menor taxa registrada em Pacaembu. Na divisão dos bairros da cidade agrupados por setores, a maior aprovação foi observada no setor 3 (Vila Peres, Conjunto Habitacional Mario Covas), com 74,4%. A rejeição foi mais expressiva no setor 2 (Guaraniuva, Conjunto Habitacional Nosso Teto), com 11,9%.

No mesmo período da realização da pesquisa, o portal da prefeitura divulgou algumas alterações visando melhorias no Trânsito da cidade, como novas sinalizações viárias em avenidas da CPP.


Metodologia

O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2023 é de que Pacaembu alcance 13.009 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).

Comments


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page