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  • INDSAT

Acima da média, Saúde Pública de Itapira alcança bons resultados na INDSAT

Levantamento analisou diversas unidades de atendimento da Saúde. Hospital e Pronto Socorro registraram Alto Grau de Satisfação


AGOSTO DE 2021 – CIDADE DE PEQUENO PORTE

Unidades de Saúde de Itapira recebem avaliação dos moradores; aprovação chega a 49,9%. / Foto: Divulgação PMI.

Itapira (Cidade de Pequeno Porte) recebeu na terceira semana de agosto intensivas avaliações a respeito da Saúde Pública oferecida na cidade. A coleta de dados realizada pela INDSAT reuniu avaliações a respeito dos hospitais municipais, unidade básica de saúde, farmácia e pronto socorro da rede pública, resultando em um levantamento detalhado do serviço prestado na CPP. Na avaliação geral, a Saúde recebeu 646 pontos, conquistando Grau Médio de Aprovação e pontuação acima de média do agrupamento, de 585 pontos.



A aprovação do serviço alcançou 49,9% (4,9% de ótimo e 45% de bom), registrando melhora desde o último levantamento realizado em maio, quando as avaliações negativas somavam 32,5%. Já a rejeição caiu de 37,1% em maio para 21,2% em agosto (10,5% de ruim e 10,7% de péssimo). Com as avaliações, o serviço ocupa a 12ª posição entre os 16 setores públicos avaliados na cidade.


Para uma análise mais específica do serviço oferecido em Itapira, a INDSAT avaliou separadamente as unidades de atendimento mencionadas abaixo. O levantamento foi realizado com 400 moradores maiores de 16 anos, considerando margem de erro de 4,8% e intervalo de confiança de 95%.


Hospital Municipal

Na avaliação do Hospital Municipal de Itapira, 61% dos moradores disseram aprovar o serviço. Divididos entre 6,5% de ótimo e 54,5% de bom, a aprovação é consideravelmente maior que a rejeição, de 14,4% (8,6% de ruim e 5,8% de péssimo). A pontuação do Hospital é de 695 pontos, atingindo o Alto Grau de Satisfação. Na divisão dos moradores entre faixa etária, gênero, grau de escolaridade e religião, a maior aprovação foi registrada entre a população com mais de 50 anos (72,8%). A rejeição foi maior entre moradores de 31 a 50 anos, com 18,3% de reprovação.


Hospital da Solidariedade

Com 68,3% de ótimo e bom, a unidade registrou apenas 11,1% de rejeição (4,8% de ruim e 6,3% de péssimo). A pontuação foi a segunda maior entre as instalações analisadas, com 718 pontos e Alto Grau de Satisfação. Entre os moradores, a maior aprovação foi registrada por pessoas com mais de 50 anos, atingindo 77,3%, enquanto a rejeição foi maior entre pessoas 31 a 50 anos, com 15,4%.

Pronto Socorro Hospital Municipal

O atendimento do PS somou 59,7% de avaliações positivas, significativamente mais que os 14% de avaliações negativas. Na somatória dos pontos, a unidade recebeu 690 pontos e alcançou o Alto Grau de Satisfação, com maior aprovação entre a população com maios de 50 anos (69,3%) e rejeição maior entre moradores de 16 a 30 anos (17,7%).

Unidade Básica de Saúde mais próxima

Melhor avaliada entre as demais instalações, a UBS recebeu 719 pontos e garantiu o Alto Grau de Satisfação. Com aprovação de 64,9% e rejeição de 7,9%, a unidade teve seu serviço em melhor avaliação entre moradores com mais de 50 anos, com 68,9% de aprovação, e sua maior rejeição entre a população evangélica, com 9,8% de reprovação.

Farmácia do CAIS

Com 717 pontos, a Farmácia foi a terceira melhor avaliada entre as unidades de saúde, alcançando o Alto Grau de Satisfação. As avaliações positivas somaram 67,5%, enquanto as negativas atingiram 11%. Entre os grupos de moradores, a maior aprovação foi registrada por pessoas entre 31 a 50 anos, com 71,4%. A rejeição foi maior entre moradores do ensino fundamental, com 13,5%.

Agendamento e consulta

O serviço de agendamento das unidades de saúde foi aprovado por 41,5% dos moradores, e reprovado por 26,5%. Pior avaliado entre os demais, a pontuação de 615 pontos conferiu ao serviço Grau Médio de Satisfação. A aprovação maior foi registrada entre moradores que completaram o ensino superior (56,7%). A rejeição foi maior entre a população feminina, com 30,6% de reprovação.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:


Desde o primeiro trimestre deste ano, as cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Itapira alcance 71.609 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).



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