top of page
970x250 (1).png
  • INDSAT

Acima da média, Educação de Indaiatuba se destaca entre os melhores serviços na cidade

Pontuação registra maior nota desde o final de 2021, se aproximando do Grau de Excelência


SETEMBRO DE 2023 - CIDADE DE MÉDIO PORTE


Avaliações positivas da Educação chegam a 80,3% na cidade. / Foto: Eliandro Figueira/PMI.

3º melhor serviço público de Indaiatuba, a Educação Municipal avaliada na cidade pela INDSAT registrou 796 pontos. Com Alto Grau de Satisfação e próximo do nível de Excelência nos indicadores, o serviço se manteve acima da média das Cidades de Médio Porte analisadas nos estudos da INDSAT, considerando os 688 pontos obtidos nas demais cidades do agrupamento. A pontuação atual é uma das mais elevadas registradas pelo serviço nas análises do instituto de pesquisa, logo após os 810 pontos e Grau de Excelência observados em dezembro de 2021. No total, 16 serviços públicos fazem parte do estudo, analisados a partir da opinião de 400 moradores maiores de 16 anos.

Na avaliação geral, 80,3% dos entrevistados aprovam a Educação Pública de Indaiatuba. 24,1% define o serviço como ótimo enquanto 56,1% classifica como bom. A taxa supera os indicadores observados em setembro de 2022 (74,7%) e setembro de 2021 (62,8%). A margem de erro da pesquisa é de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

Entre os indicadores negativos, 4,7% dos resultados mostram desaprovação (2,8% de ruim e 1,9% de péssimo) . O número é menor que o obtido no ano anterior (7,9%) e maior que no comparativo com o mesmo período de 2021 (2,9%). Outros 15% classificam o serviço oferecido em Indaiatuba como regular.

Com avaliações diferentes de acordo com o perfil demográfico da população (gênero, faixa etária, nível de escolaridade e religião), a Educação obteve a maior aprovação na CMP entre moradores de 31 a 50 anos, chegando a 85,2% de ótimo e bom, seguida da população de escolaridade fundamental, com 85%. A desaprovação registrou máxima de 6,3% entre os moradores com escolaridade superior, seguida da população feminina, com 5,4%.

No cenário da educação municipal, as escolas da rede pública estão com matrículas abertas até metade de setembro para novos alunos não cadastrados no sistema público. O calendário para alunos já cadastrados na rede municipal será divulgado pela Secretaria da Educação em breve.


Metodologia

O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2023 é de que Indaiatuba alcance 250.440 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).



Comments


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page