top of page
10487_b_s7_violencia_970x250px.png
  • INDSAT

Abastecimento registra evolução expressiva em Rio das Pedras

Avaliação do serviço saltou 151 pontos nas pesquisas da INDSAT


NOVEMBRO DE 2022 – CIDADE DE PEQUENO PORTE

Aprovação do serviço aumentou 26,4 pontos percentuais entre os meses de agosto e novembro. / Foto: Divulgação/PMRP.

Rio das Pedras (Cidade de Pequeno Porte – CPP) deve encerrar o ano de 2022 com o Abastecimento de Água em alta nas pesquisas da INDSAT. O desempenho de satisfação do serviço alcançou 663 pontos no estudo de novembro, representando salto de 151 pontos em relação aos dados obtidos em agosto (512 pontos). A nota contempla o setor com Alto Grau de Satisfação, posicionado em 10º lugar entre os 16 serviços públicos avaliados na CPP. A melhora nas avaliações aproxima o Abastecimento de Rio das Pedras da média das demais cidades do agrupamento, que fecharam as pesquisas de novembro com 771 pontos.

Outro salto considerável foi observado nas taxas de aprovação do setor, que registrou aumento de 26,4 pontos percentuais entre os meses de agosto e novembro. Nas avaliações positivas mais recentes, o Abastecimento recebeu 53,4% de resultados “ótimos” e “bons”, superando a taxa de 27% atingida em agosto. A mudança expressiva pode refletir o novo projeto anunciado pela prefeitura da CPP, que divulgou em meados de novembro a perfuração de um novo poço artesiano para garantir o abastecimento à população.

Paralelo ao aumento da aprovação, a rejeição diminuiu ainda mais no período entre as pesquisas, chegando a uma queda de 28,5 pontos percentuais; em agosto, a soma de considerações “ruins” e “péssimas” em relação ao Abastecimento atingiu 47%, caindo para 18,5% em novembro.

Para o desenvolvimento da pesquisa, a INDSAT contou com a participação de 400 moradores maiores de 16 anos. Os dados apresentados consideram margem de erro de 4,8%, avaliados sob intervalo de confiança de 95%.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que Rio das Pedras alcance 35.122 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CPP).

Kommentare


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page