top of page
10274_f_s8_banner-web_970x250_portais-pat (2).png
  • INDSAT

Abastecimento em Mauá registra melhora e alcança o Alto Grau de Satisfação

Aprovação salta de 47,6% para 58,2% em julho; rejeição cai para 15%


JULHO DE 2021 – CIDADE DE GRANDE PORTE

Após obras de melhorias, aprovação do Abastecimento de Água volta a subir em Mauá. / Foto: Edu Guimarães/PMM.

Com salto de mais de 10 pontos percentuais, o aumento na aprovação do Abastecimento de Água em Mauá (Cidade de Grande Porte) é significativo. O serviço, que em novembro do ano anterior registrou 47,6% de aprovação, subiu para 58,2% no levantamento realizado na segunda semana de julho, com 3,2% de ótimo e 54,9% de bom.

Seguindo a melhora nas avaliações positivas, a rejeição do setor diminuiu no mesmo período. No final do ano anterior, a rejeição atingia 19,8%, mas caiu para 15% em julho (7,5% de ruim e 7,5% de péssimo). Outra mudança relevante foi a pontuação do abastecimento, que saltou de 642 pontos (Grau Médio de Satisfação) para 678 pontos, alcançando o Alto Grau de Satisfação. Apesar da recente evolução, o serviço ainda está abaixo da média das CMPs, de 710 pontos.

O aumento da aprovação e a queda da rejeição refletem as diversas ações realizadas pela prefeitura em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), que tem realizado obras e melhorias nos bairros de Mauá para melhorar o abastecimento e a qualidade da água na cidade. Entre as principais mudanças, está a implantação da nova adutora, que interliga o reservatório principal da autarquia estadual, localizado na Vila Magini, ao novo reservatório que será construído no Jardim Anchieta. Além da nova construção, a prefeitura também coloca em prática o Programa Água Legal, levando água encanada regular e de qualidade para bairros como Jardim Zaíra e Núcleo Cerqueira Leite.

O levantamento da INDSAT, que classifica o Abastecimento de Água como segundo melhor serviço da cidade, é baseado nas entrevistas realizadas com 600 moradores maiores de 16 anos. Os dados consideram margem de erro de 4% e intervalo de confiança de 95%.

INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Mauá alcance 463.338 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).



Comments


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page