Abastecimento de Mairiporã recebe a melhor avaliação da cidade
Setor supera a média das CMPs e alcança 794 pontos INDSAT
MAIO DE 2024 - CIDADE DE MÉDIO PORTE
Com a maior pontuação em 3 anos, o Abastecimento de Água de Mairiporã (Cidade de Médio Porte - CMP) obteve 794 pontos nas pesquisas INDSAT realizadas em maio deste ano. Ultrapassando a média do agrupamento, de 662 pontos, o Abastecimento se classificou como o melhor serviço da CMP, completando 3 anos com Alto Grau de Satisfação nos indicadores. Os resultados refletem a percepção dos 400 moradores entrevistados pelo estudo, indicando avanço de 70 pontos entre fevereiro e maio de 2024 nas avaliações do Abastecimento. No mesmo período do ano anterior, considerando abril de 2023, o serviço registrou 738 pontos. No total, 16 serviços públicos foram avaliados nas pesquisas da INDSAT.
10% de evolução foi registrada nas avaliações positivas do setor, considerando 74,1% de ótimo e bom em fevereiro e atuais 84,1%. O patamar recente é formado por taxas de 18,5% de ótimo e 65,6% de bom. Assim como observado na pontuação, o resultado positivo é o mais elevado dos últimos 3 anos, indicando o melhor cenário do Abastecimento nas pesquisas INDSAT realizadas na cidade. A rejeição caiu de forma expressiva no trimestre, representando queda de 7,6% entre fevereiro e maio deste ano. No início do ano, 11,7% reprovaram o Abastecimento em Mairiporã. Atualmente o número chega a 4,1%, resultado de 2,8% de ruim e 1,3% de péssimo. Considerando margem de erro de 4,8%, as pesquisas INDSAT tem como referência intervalo de confiança de 95%.
Em março deste ano, a CMP inaugurou o novo reservatório Gibeon Terra Preta, com capacidade de armazenamento para 2,5 milhões de litros. O reservatório atenderá 40 mil moradores em diversos bairros.
Metodologia
O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:
As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2024 é de que Mairiporã alcance 102.918 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).
Comments