top of page
  • INDSAT

Abastecimento de Água tem 88,9% de ótimo e bom em Hortolândia

Cidade alcança 787 pontos no ranking INDSAT e se aproxima do Grau de Excelência


JUNHO de 2021 - CIDADE DE MÉDIO PORTE


Saneamento em Hortolândia tem se destacado em todo o país / Foto: Divulgação Sabesp

Hortolândia (Cidade de Médio Porte) tem se destacado constantemente no Abastecimento de Água. Desde novembro de 2020, a avaliação do serviço tem aumentado regularmente, evoluindo de 79,6% para 82,7% em março de 2021, até alcançar 88,9% de aprovação em junho deste ano.

A nota da cidade chega a 787 pontos e se sobressai à média das CMP’s, de 776. A pontuação aproxima Hortolândia do Grau de Excelência, com uma distância de 13 pontos de alcançar o mais alto nível de satisfação dos levantamentos INDSAT. A última pesquisa, realizada na terceira semana de junho, revelou ainda as taxas de rejeição da cidade: apenas 2,3% dizem reprovar o serviço, soma de 0,8% ruim e 1,5% péssimo. O número é o menor registrado na CMP, que já alcançou 4% de rejeição em novembro do ano anterior e 6% em março deste ano.

A atenção constante da Administração Pública com o Abastecimento na cidade é fator decisivo nos resultados. O portal da prefeitura revela regularmente obras realizadas para melhorias no setor, como instalação de reservatórios de água e sistemas de drenagem de águas pluviais, além de investimentos em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) para garantir a distribuição regular de água em todo município, inclusive em épocas de estiagem.

Posicionada em 1º lugar no ranking doméstico INDSAT, que avalia os 16 serviços da cidade, o Abastecimento de Água é o melhor serviço na opinião dos 400 entrevistados maiores de 16 anos. O levantamento considera margem de erro de 4,8% e intervalo de confiança de 95%.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

INDSAT abaixo de 350 pontos = Baixíssimo Grau de Satisfação

INDSAT entre 350 e 499 pontos = Baixo Grau de Satisfação.

INDSAT entre 500 e 649 pontos = Grau Médio de Satisfação.

INDSAT entre 650 e 799 pontos = Alto Grau de Satisfação.

INDSAT a partir de 800 pontos = Grau de Excelência.

As cidades avaliadas pela INDSAT estão divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Limeira alcance 297.662 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).



Comments


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page